Acesso à educação

Justiça Federal pode julgar ação que envolve escola privada

Autor

29 de fevereiro de 2008, 0h01

Sempre que medidas administrativas adotadas por instituições de ensino superior repercutirem no acesso do cidadão à educação o ato poderá ser controlado pela Justiça Federal. Com base neste entendimento, a 6ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região declarou que a Justiça Federal tem competência para julgar Ação Civil Pública que pede para suspender exigência de fiador em escolas privadas.

O objetivo do recurso ajuizado pelo Ministério Público Federal é que seja declarada a nulidade de cláusula de contrato de prestação de serviços educacionais oferecido por quatro instituições de ensino privado. O MPF contestava decisão da 2ª Vara Federal de Vitória que havia declinado de competência em favor de uma das Varas Cíveis da Comarca de Vitória.

De acordo com o relator do processo, desembargador federal Benedito Gonçalves, “não se trata simplesmente de relação de consumo entre aluno e entidade de ensino privado, concernente à contrato de prestação de serviço educacional, haja vista que a cláusula em questão pode representar verdadeira negativa de acesso do cidadão ao ensino superior, e, assim sendo, afeta a competência delegada do Poder Público”.

Processo: 2002.02.01.007353-3

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!