Sapatada em Bush

Adiado julgamento do jornalista que jogou sapatos em Bush

Autor

30 de dezembro de 2008, 11h48

O julgamento do jornalista iraquiano que jogou os sapatos contra o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, foi adiado até que seja analisado o recurso da defesa. O advogado do repórter iraquiano, Dhiya al-Saadi, apresentou um recurso solicitando a anulação do processo. O início do julgamento estava previsto para o dia 31 de dezembro (quarta-feira). As informações são do portal G1.

“O tribunal adiou o processo do jornalista Muntazer al-Zaidi até que o tribunal de cassação torne pública sua decisão”, afirmou o porta-voz judicial, Abdel Satar Bereqdar.

Muntazer Al-Zaidi, repórter de um canal de TV sunita, responde processo por agressão contra um chefe de Estado estrangeiro em visita ao Iraque. Se condenado, pode pegar até sete anos de prisão, segundo o Código Penal iraquiano.

“Nosso recurso se baseia no fato de que Zaidi expressou apenas seu repúdio à ocupação e à política de repressão contra os iraquianos”, afirmou advogado, para quem “o ato de Zaidi está dentro da liberdade de expressão”.

O episódio

Durante entrevista coletiva de George Bush em Bagdá, no dia 14 de dezembro, o jornalista atirou seus sapatos em direção ao presidente americano. Demonstrando ótimo reflexo, o presidente desviou-se dos dois, enquanto o atirador era imobilizado e preso pela segurança.

O gesto do jornalista foi provocado pela atuação do presidente americano, responsável pela invasão e ocupação militar do Iraque por tropas dos Estados Unidos. Atirar os sapatos contra alguém na cultura iraquiana é a mais grave das ofensas, e neste caso, a sapatada foi largamente comemorada pela população local.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!