Cronômetro no banheiro

Anatel responde por infração trabalhista de empresa que contrata

Autor

23 de abril de 2008, 12h26

As agências reguladoras respondem pelas infrações trabalhistas cometidas pelas empresas que contratam para prestação de serviços. Com esse entendimento, o Tribunal Superior do Trabalho condenou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a pagar metade da indenização de R$ 10 mil devida a uma empregada da Teletech Brasil Serviços.

A empregada entrou com ação de indenização por danos morais contra a Teletech e a Anatel com o argumento de que trabalhava em condições desumanas e tinha apenas cinco minutos diários para ir ao banheiro. Para os ministros da 2ª Turma do Tribunal, a Anatel era beneficiária direta do trabalho da empregada. Neste caso, a responsabilidade subsidiária da agência decorre da culpa na contratação de empresa inidônea e da falta de fiscalização do cumprimento das obrigações trabalhistas.

De acordo com o processo, ultrapassado o limite de cinco minutos diários para ir ao banheiro, os funcionários eram repreendidos em voz alta. Ainda segundo a ação, a sala de trabalho era quente e abafada, com piso revestido de carpete, sem ventilação natural, sem janelas e o ar-condicionado não tinha manutenção de higiene, causando crises alérgicas.

A empregada ajuizou a ação pleiteando vários direitos, entre eles adicional de insalubridade, horas extras e indenização por danos morais. Em primeira instância, o pedido de indenização foi julgado improcedente pela 8ª Vara do Trabalho de Brasília. Ao julgar recurso, o Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (DF) acolheu o pedido e condenou a Teletech e a Anatel a por causarem danos morais à trabalhadora. A decisão foi mantida pelo TST.

O TRT da 10ª Região registrou que a própria Teletech, em audiência, reconheceu que a empregada dispunha de “15 minutos de intervalo para refeição e, se necessário, mais cinco minutos para ir ao banheiro”. O relator do Agravo de Instrumento no TST, ministro José Simpliciano Fernandes, manteve a decisão de segunda instância e ressaltou que ela está em harmonia com a jurisprudência pacificada na Súmula 331 do TST.

AIRR-1040/2005-008-10-40.2

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!