Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Censura prévia

Jornal de Maceió está impedido de citar irmão de Calheiros

O jornal Novo Extra, de Maceió, Alagoas, está proibido de citar o deputado federal Olavo Calheiros (PMDB-AL), irmão do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), direta ou indiretamente em suas reportagens. "É censura prévia contra o jornal. Não tenho dúvidas disso", afirma Fernando Araújo, editor-chefe e um dos sócios do jornal, criticando a decisão.

A partir de um pedido de reparação de danos, o deputado conseguiu uma liminar contra o jornal, concedida pela juíza Maria Valéria Lins Calheiros, da 5ª Vara Cível de Maceió. “Defiro, em parte, o pedido de antecipação dos efeitos da tutela, para vedar a publicação no jornal "Novo Extra" de qualquer matéria que atinja direta ou indiretamente a pessoa do autor”, diz trecho da decisão. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

O jornal "Novo Extra" circula às sextas-feiras, em Maceió, com tiragem de 6 mil exemplares. Segundo o editor-chefe, há cerca de dois anos intensificaram-se as reportagens contra Calheiros, especialmente de eventuais crimes ambientais e violência contra trabalhadores.

Revista Consultor Jurídico, 10 de novembro de 2007, 11h59

Comentários de leitores

3 comentários

Essa Liminar tem coisas. A Justiça Calheiros i...

Zito (Consultor)

Essa Liminar tem coisas. A Justiça Calheiros imperando também em Alagoas, já não basta no Senador Federal. Depois alegam que o País é uma Nação Democrata. Com esse exemplos.

Essa liminar, evidentemente, não terá vida long...

DAGOBERTO LOUREIRO - ADVOGADO E PROFESSOR (Advogado Autônomo)

Essa liminar, evidentemente, não terá vida longa, pois impede ao menção ao deputado federal alagoano em qualquer circunstância, haja o que houver, tenha ele dado ou não motivo para novos comentários. Esse tipo de proteção, espúria, nefasta e inconcebível, uma blindagem cabocla, não tem qualquer respaldo legal. Mas dá uma bela mostra de como age e se conduz a oligarquia nordestina, que não conhece freio nem punição para seus crimes e desmandos, em todos os tempos. Está na hora de vermos o povo triunfar sobre essas figuras nefastas e nefandas. DAGOBERTO LOUREIRO OAB/ SP N° 20.522

SÓ TEM CALHEIROS ? Será que a magistrada Cal...

Ticão - Operador dos Fatos ()

SÓ TEM CALHEIROS ? Será que a magistrada Calheiros não deveria ter se declarado impedida ? Isso porque uma das partes também é Calheiros. Ou todos os juízes "das Alagoas" são Calheiros ?

Comentários encerrados em 18/11/2007.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.