Distração no volante

Nova Jersey quer banir uso de torpedo de celular de motorista

Autor

29 de março de 2007, 14h13

Os motoristas de Nova Jersey (Estados Unidos), que insistirem em digitar mensagens de texto em celulares e computadores de mão, poderão sofrer sanções se uma nova lei for aprovada pelo parlamento estadual, informa o repórter Jon Hurdle, da agência Reuters.

O plano é uma resposta à pesquisa da Nationwide Insurance, que descobriu que uma em cada cinco pessoas digitam mensagens enquanto dirigem. Entre os jovens de 18 a 34 anos, o número sobe para um a cada três.

“É extremamente perigoso”, disse o deputado estadual Paul Moriarty, um dos que elaborou a proposta. “Digitar requer que você retire completamente os olhos da estada. Eu vejo pessoas na rua dirigindo enquanto teclam com os dois polegares. Só posso imaginar que eles estão usando os joelhos para segurar o volante”.

Os motoristas que forem pegos podem ser multados entre US$ 100 a US$ 250.

Medida similar pode ser proposta em três outros estados americanos. Críticos perguntam porque a medida também não abrange motoristas que estão distraídos com café ou comida. Moriarty diz que uma lei neste sentido nunca passaria no Parlamento estadual.

A lei foi proposta esta semana por uma comissão de 20 parlamentares democratas e republicanos. A expectativa é que ela seja debatida em um comitê entre maio e julho. O projeto tem que passar ainda pelo Senado do Estado, onde muitos senadores sinalizaram a favor da idéia.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!