Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Contestação de referendo

PSDB entra com ação no Supremo contra lei do plebiscito

O PSDB entrou com Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a lei que possibilita plebiscito de atos administrativos já praticados. A regra está prevista no artigo 2º, parágrafo 2º, da Lei 9.709/98.

Segundo o autor da ADI, a submissão de atos administrativos, após a sua prática, a procedimento de referendo proposto pelo Legislativo, viola dispositivos constitucionais que dispõem sobre a garantia do ato jurídico perfeito e o princípio da segurança jurídica (artigo 5º, caput e inciso XXXVI); os princípios da legalidade, da isonomia e da impessoalidade (artigo 5º, caput e inciso II, e artigo 37, caput); e o princípio da separação dos poderes (artigo 2º).

O partido pede a concessão da liminar para suspender com efeito ex tunc (retroativo), a expressão “ato administrativo”, contida no artigo 2º, parágrafo 2º da Lei 9.709/98. Caso o Supremo não declare a inconstitucionalidade dos dispositivos, o PSDB pede que seja atribuída interpretação conforme a Constituição. O ministro Joaquim Barbosa é o relator.

ADI 3.908

Revista Consultor Jurídico, 22 de junho de 2007, 12h12

Comentários de leitores

1 comentário

A única coisa em que observo incostitucionalida...

Helena Fausta (Bacharel - Civil)

A única coisa em que observo incostitucionalidade é os parlamentares robarem o erário público e nós que votamos ainda ter que engolir essa canalhada toda até o fim. Em outros paises SÉRIOS, só a simples suspeita ja mete o ladrão na cadeia, aqui, se não tomarmos cuidado quem vai somos nós, os cidadãos.Só aqui nesta politicagem nojenta os eleitores não têm direito a nada...e o pouco que têm...Porque não permitir, o povo é besta por acaso? Pela bandalheira que reina solta acho que é mais do que isso, cada povo tem o governo que merece, frases bem velhas mas que soam novíssimas: De tanto ver imperar a iniquidade...Atualíssima.

Comentários encerrados em 30/06/2007.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.