Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Erros sucessivos

Juíza espanhola é suspensa por manter absolvidos presos

O Conselho Geral do Poder Judiciário da Espanha suspendeu, na terça-feira (12/6), a juíza Adelina Entrena Carrillo, titular do Juizado Penal 1de Motril (Granada), por ter mantido preso José Campoy Maldonado durante 437 dias após ter sido absolvido de uma acusação por roubo. A informação é do matutino El País.

A sentença ocorreu no dia 30 de janeiro de 2006, mas o mandado de soltura somente chegou na prisão em março deste ano. Segundo a promotoria do Tribunal Superior de Justiça de Andalucía, o acusado estava preso “de uma maneira irregular”. Ele só foi solto porque um funcionário descobriu o erro.

Nesta quarta-feira (14/6), o serviço de inspeção visitou de surpresa o Juizado e encontrou outras irregularidades. Além de Maldonado, os inspetores descobriram que Adelina manteve preso pelo menos outros dois acusados que já deveriam estar em liberdade.

Um dos presos, que era acusado de maltratar a família, ficou quatro meses mais do que era permitido por lei para alguém que ainda não foi julgado. O terceiro preso ficou um mês além do que devia.

Ficou constatado ainda que o livro de presos preventivos (registro dos detidos ainda não julgados) era “um instrumento inútil para o controle deste tipo de causa”, segundo os inspetores. Alguns dos detidos não estavam registrados nele.

Revista Consultor Jurídico, 14 de junho de 2007, 18h24

Comentários de leitores

4 comentários

Ora não se espantem, afinal fomos e somos até h...

fatmancofat (Outros)

Ora não se espantem, afinal fomos e somos até hoje colonizados e explorados pelos espanhóis, portugueses, franceses, holandeses, etc...É claro que as mesmas atitudes dos Juizes daqui e de lá seriam parecidas. Só que lá os poucos poderosos magistrados são punidos efetivamente, enquanto que aqui, nossa senhora aparecida valhei-me de sua justiça urgente!!! Bom, Aqui..É A HORA DO PESADELO, POIS EU SONHO TODAS AS NOITES COM OS DOIS JUIZES CAMPINEIROS QUE SIMPLESMENTE FERRARAM COM MEUS DIREITOS E MINHA VIDA.. GRACIAS SENHORES!!!! ARRIBA..ARRIBA...ARRIBA.... VIVA ESPANHA!! UM PAIZ JUSTO!!!

Boa pergunta.

J.Henrique (Funcionário público)

Boa pergunta.

José Carlos - Onde estava o advogado dele que t...

Edmundo (Juiz Estadual de 1ª. Instância)

José Carlos - Onde estava o advogado dele que também não viu que ele estava há mais de ano preso sem que o Cartório desse conta disso?

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 22/06/2007.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.