Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Censura do tio Sam

Senado dos EUA aprova lei que censura programas de televisão

Um dos comitês do Senado dos Estados Unidos aprovou, nesta quinta-feira (19/7), lei pela qual o governo retoma sua autoridade para multar televisões e rádios que exibam programas considerados indecentes. As informações são do site Findlaw.

O Comitê de Comércio, Ciência e Transportes do Senado norte-americano aprovou lei que desfaz as apelações judiciais que vinham invalidando a Comissão Federal de Comunicações. A idéia é combater frontalmente programas que exibam o que a comissão chama de “aberrações sexuais” e banir, por exemplo, duas gírias, em inglês, que são sinônimos de ato sexual e sexo oral, que vinham sendo usadas com bastante freqüência, sobretudo por comentaristas políticos das rádios e tevês.

A rede Fox de rádio e TV havia ajuizado essas ações para que seus comentaristas continuassem usando as duas gírias. Por dois votos a um, o 2º Circuito de Apelações de Nova York havia barrado o poder de o governo censurar, atendendo assim ao pedido judicial da Fox. A resposta do governo a isso foi a aprovação, nesta quinta-feira, da Lei de Proteção às Crianças contra Programação Indecente, dos senadores democratas Jay Rockefeller e Mark Pryor.

Revista Consultor Jurídico, 20 de julho de 2007, 16h02

Comentários de leitores

2 comentários

Ao respeito eu aceito uma propositura dessa nat...

futuka (Consultor)

Ao respeito eu aceito uma propositura dessa natureza em qualquer termo e qualquer tempo, "um automóvel tem que ter seus sistemas de freios" SENÃO, onde vamos parar, esse mundo cão é uma armadilha mesmo, né! Tudo que acontece com firmeza em nosso país necessáriamente deve sempre partir de outros países chamados de primeiro mundo?!pôxa vida!O RESPEITO DEVE ESTAR PERMANENTEMENTE INTRÍNSICO EM NOSSO COTIDIANO, AÇÕES PERMANENTES FORAM UTILIZADAS DENTRO DO MEU LAR E FORAM ACEITAS E OU CONSIDERADAS NORMAIS, HOJE MEUS FILHOS TEM SEUS FILHOS QUE AS ACEITAM QUANDO APLICADAS NO DIA-A-DIA. Em minha opinião esta é uma rotina que deve ser aplicada nos lares brasileiros a instalação do respeito, não deve ser considerado como uma barreira ou preconceito e sim como um código de ética para que haja na disciplina o enriquecimento de uma paz saudavel elevando também na família a felicidade social.

Para se ver como são as coisas: enquanto nosso ...

DAGOBERTO LOUREIRO - ADVOGADO E PROFESSOR (Advogado Autônomo)

Para se ver como são as coisas: enquanto nosso (como direi?) governo tentou frouxamente conduzir a programação do rádio e da tevê para parâmetros mínimos de decência e moralidade, voltando atrás tão logo sentiu uma leve pressão, vê-se que outros países, aqueles que têm governo de fato e de direito, censura, sim, tudo o que é indecente e pernicioso para a formação da juventude e para o bem-estar das famílias. O que se vê diariamente na mídia eletrônica brasileira é algo fora do comum, em termos de leviandade, indecência, mau caratismo e pornografia. Não há razão nem fundamento para tanta desfaçatez. Vimos, por exemplo, no programa do Jô Soares, que assisto regularmente, verdadeira cruzada contra a censura frouxa que o governicho do sapo barbudo tentou impor, não dando voz a nenhum opositor, alguém que se propusesse a defender a moralidade da família brasileira. Contudo, o exemplo está aí e é preciso tomar providências imediatas e enérgicas para acabar com a baixaria geralizada em nossos meios de comunicação de massa, doa a quem doer. DAGOBERTO LOUREIRO OAB/ SP Nº 20.522

Comentários encerrados em 28/07/2007.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.