Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Trabalho insalubre

Médicos pedem regulamentação de aposentadoria especial

Três médicos paulistas ajuizaram no Supremo Tribunal Federal Mandado de Injunção para que sejam regulamentados os critérios diferenciados para a concessão de aposentadoria especial, direito previsto no parágrafo 4º do artigo 40 da Constituição Federal, mas ainda carente de regulamentação.

Segundo o processo, a lei federal que dá garantia especial na aposentadoria aos servidores que exerçam atividades sob condições prejudiciais à saúde ou à integridade física não foi regulamentada. Consta dos autos que, passados quase 20 anos da promulgação da Constituição Federal de 1988, o poder público ainda não editou a lei complementar que torna a norma constitucional eficaz.

Os médicos reclamam dos “prejuízos” que a categoria estaria sofrendo ao trabalhar em condições insalubres. Eles reivindicam que a contagem especial do tempo de aposentadoria entre em vigor. Como dizem, se a lei estivesse efetiva, “já estariam desfrutando daquele tão merecido benefício”.

Na liminar, eles pedem que seja aplicada a regra utilizada atualmente pelo Regime Geral de Previdência Social, do INSS.

MI 777

Revista Consultor Jurídico, 3 de dezembro de 2007, 19h26

Comentários de leitores

1 comentário

O que esses médicos fazem? Vejo muita gente ped...

J.Henrique (Funcionário público)

O que esses médicos fazem? Vejo muita gente pedindo aposentadoria para logo engrenar em outra atividade remunerada, quando não na mesma função (e local) em trabalhava.

Comentários encerrados em 11/12/2007.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.