Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Jogo de relacionamento

Advogados não podem esquecer dos clientes que já têm

Por 

Fazer o escritório de advocacia crescer não depende, apenas, de conquistar novos clientes. É preciso conhecer os clientes já conquistados. A estratégia foi defendida pelo consultor Marco Antonio P. Gonçalves, na palestra “Desenvolvimento de novos negócios: advocacia com foco no cliente”, apresentada no Seminário Estratégias de Crescimento Sustentável para Escritórios de Advocacia, que aconteceu no Rio de Janeiro nesta sexta-feira (17/8).

Segundo o palestrante, há uma obsessão em adquirir novos clientes e, assim, os escritórios acabam se esquecendo dos atuais, cujo potencial para ampliar o negócio é grande. “É mais fácil vender para quem já é cliente.” Para um escritório já estabelecido, a dica é mostrar ao cliente que há advogados atuando em outras áreas e dispostos a oferecer novos serviços. “Quando o cliente tem o serviço mais abrangente, é mais difícil mudar de escritório.”

Isso só é possível se o escritório conhecer, primeiro, a si próprio. Para o consultor, apesar de ter um escritório de advocacia, o advogado é um homem de negócios, já que lida com clientes e serviços. Depois de conhecer o próprio negócio, as áreas em que pode atuar e ser especialista, a próxima etapa é saber quem são os clientes com quem já trabalha, fazer uma pesquisa sobre eles e perceber quais são suas necessidades.

Como atender a todos satisfatoriamente é impossível, uma das opções propostas pelo consultor é “otimizar a carteira de clientes”. Ao analisar com quem se trabalha, os advogados saberão quais são os que valem a pena investir mais tempo. “É preciso saber a quem dar tratamento VIP.”

Quanto aos clientes menos rentáveis, após cruzar as informações, o escritório pode descobrir que, para um deles, presta um serviço pequeno, mas o cliente é uma grande empresa. Para o consultor, “são oportunidades que existem nos menos rentáveis”. Mas Marco Antonio alerta: não se pode pensar nessas estratégias apenas como venda, mas como relacionamento. E quanto a isso, diz ele, não há código de ética que conteste.

 é correspondente da Consultor Jurídico no Rio de Janeiro.

Revista Consultor Jurídico, 18 de agosto de 2007, 0h00

Comentários de leitores

2 comentários

Esclarecimentos aos leitores: 1. Não sou pa...

Raul Haidar (Advogado Autônomo)

Esclarecimentos aos leitores: 1. Não sou pai do jornalista Rodrigo Haidar, mas tio. 2. Não sou "um dos donos deste site". Respeitando os leitores, abstenho-me de responder a comentários de "consultor" que sequer sabe escrever.

Presto serviços a varios escritorios de advocac...

Roberval Taylor (Consultor)

Presto serviços a varios escritorios de advocacia no Rio de Janeiro.Um deles me deu o livro do Raul Haidar que é pai do Rodrigo Haidar e um dos donos deste site. O livro chama "Sucesso da Advocacia". O autor é um cara arrogante e pensa que é muito importante. O livro é bom de ler, sim, mas o autor já fala na formula que depois de conquistar o advogado tem que CONSERVAR o cliente. E ele exagera quando trata de COBRAR do cliente. Como turco só pensa em grana. Disse ele aqui que os direitos autorais foram dados a uma instituição de caridade.Ele deve ser o dono dessa arapuca e deve estar gastando a grana no puteiro.

Comentários encerrados em 26/08/2007.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.