Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Preocupação do fisco

Fazenda livra contribuinte de uma obrigação para obter CND

A Fazenda Nacional parece preocupada em facilitar a vida do contribuinte que pretende obter a CND — Certidão Negativa de Débito, necessária para o funcionamento da empresa. A PGFN — Procuradoria-Geral da Fazenda editou a Portaria 905, de 25 de setembro de 2006, que elimina a obrigatoriedade da apresentação da certidão de objeto e pé para que os contribuintes façam jus a Certidão Negativa de Débito.

A certidão de objeto e pé é elaborada pelos cartórios judiciais e retrata um resumo dos processos judiciais. Por meio dela, a Procuradoria da Fazenda verificava se a empresa não tinha bens penhorados.

A cada renovação da CND, que vale por seis meses, o contribuinte tinha de apresentar a certidão de objeto e pé, fazendo com que os cartórios muitas vezes paralisassem o andamento dos feitos judiciais para a análise dos autos do processo.

A Portaria da PGFN substitui a exigência da certidão por uma declaração do advogado da empresa acompanhada de andamento processual atualizado.

Segundo o procurador-geral adjunto da Fazenda Nacional, Pedro Raposo Lopes, a decisão pela revogação da exigência já havia sido tomada, mas aguardava-se a edição de um novo Manual de Certidões revisado, a ser publicado em breve.

Revista Consultor Jurídico, 26 de setembro de 2006, 7h11

Comentários de leitores

5 comentários

Esta portaria se aplica também a pessoa física?...

Andreia (Consultor)

Esta portaria se aplica também a pessoa física? Pois, há exigência da Certidão de Objeto e pé para baixa do nome nos cadastros de proteção ao crédito. Posso utilizá-la?

Gostaria de ter acesso à Portaria 905/2006 edit...

JC Couto ()

Gostaria de ter acesso à Portaria 905/2006 editada pela PGFN. Quem puder disponibilizá-la para o endereço jccouto@starmedia.com, agradeço antecipadamente. JC Couto

Também tenho interesse em possuir a cópia da po...

Vinícius Koenig (Bacharel)

Também tenho interesse em possuir a cópia da portaria mencionada. Se alguém encontrar, por favor, enviem um e-mail para vinicius_k@hotmail.com Grato.

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 04/10/2006.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.