Eleições estaduais

Juntos, PT e PSB garantem vitória em oito estados

Autores

29 de outubro de 2006, 20h19

A vitória mais comemorada neste segundo turno das eleições é a do governador reeleito do Paraná, Roberto Requião, do PMDB. A disputa paranaense foi a mais acirrada, a ponto de Requião só virar o jogo para cima de Osmar Dias, do PDT, quando faltavam apenas 1,5% dos votos para encerrar a apuração.

O PMDB saiu vitorioso das urnas neste segundo turno. Além do Paraná, ganhou o comando dos estados do Rio de Janeiro e Santa Catarina. No primeiro turno, pemedebistas já haviam sido eleitos para o governo em outros quatro estados: Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Tocantins.

O PSDB, que ganhou neste domingo (29/10) no Rio Grande do Sul e na Paraíba, empatou com o PMDB : vai governar sete estados. Já o PT, que havia ganho em quatro estados no primeiro turno, somou mais um, o Pará. É o terceiro partido com mais governadores: cinco.

Os dois partidos auxiliares de PT e PSDB trocaram de posição no cenário político. O PFL, parceiro dos tucanos, que sempre foi uma legenda forte regionalmente, encolheu. Neste segundo turno, perdeu nos dois estados que disputou — no Maranhão, com Roseana Sarney, e em Pernambuco com Mendonça Filho. Ficou reduzido, assim, ao único governo que conquistou no primeiro turno: Distrito Federal.

Em sentido inverso, o PSB, que comanda a base aliada do PT, sai dessas eleições como um partido em franca ascensão. Já tinha garantido, no primeiro turno, o comando do Ceará, com Cid Gomes, o irmão do ex-ministro Ciro. Agora, somou ao seu feudo, os estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Lula nos estados

O resultado das eleições pode garantir ao presidente reeleito Lula uma boa margem de governabilidade no que se refere às negociações com o comando dos estados. Considerando a tendência pemedebista de aderir à base do governo, o presidente deve garantir apoio em 15 estados: cinco governados pelo PT, três pelo PSB e os sete estados dirigidos pelo PMDB.

O presidente, contudo, pode encontrar resistência em três dos mais importantes colégios eleitorais do país: São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, dirigidos pelo PSDB.

Governadores eleitos no 2º Turno

MA

Jackson Lago PDT

PR

Roberto Requião PMDB

RJ

Sergio Cabral PMDB

SC

Luiz Henrique PMDB

GO

Alcides Rodrigues PP

PE

Eduardo Campos PSB

RN

Wilma de Faria PSB

PB

Cássio Cunha Lima PSDB

RS

Yeda Crusius PSDB

PA

Ana Júlia PT

Governadores eleitos no 1º Turno

AP

Valdez Goes PDT

DF

José Roberto Arruda PFL

TO

Marcelo Miranda PMDB

AM

Eduardo Braga PMDB

ES

Paulo Hartung PMDB

MS

André Puccinelli PMDB

MT

Blairo Maggi PPS

CE

Cid Gomes PSB

AL

Teotônio Vilela PSDB

MG

Aécio Neves PSDB

RO

Ivo Cassol PSDB

RR

Otomar Pinto PSDB

SP

José Serra PSDB

BA

Jacques Wagner PT

AC

Binho Marques PT

PI

Wellington Dias PT

SE

Déda PT

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!