Comunicação e Justiça

Congresso de assessores de comunicação discute interesse público

Autor

15 de novembro de 2006, 6h00

Começou nesta quarta-feira (15/11), no Hotel Embaixador, em Porto Alegre, o II Congresso Brasileiro de Assessores de Comunicação da Justiça, o Conbrascom 2006. O evento será transmitido ao vivo na Internet no site www.viajus.com.br e vai até o dia 17 (sexta-feira). A conferência de abertura foi feita pelo ministro Gilmar Mendes, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal.

Gilmar Mendes falou da colisão de direitos e dos riscos a que estão sujeitos não só os agentes do direito, mas os intermediários entre a Justiça e a população que são os jornalistas e os assessores de imprensa. O ministro relatou casos paradigmáticos em que a divulgação de suposições e desconfianças afetaram gravemente reputações que, posteriormente, restaram prejudicadas.

Entre os casos concretos, o ministro citou os casos Escola Base, Eduardo Jorge, Anaconda (Ali Mazloum) e situações célebres de outros países, em que danos irreversíveis foram causados pela via da divulgação. “Precisamos zelar pelo senso de Justiça”, recomendou Gilmar, ressalvando que, quando isso não for possível, “que zelemos ao menos pelo senso do ridículo”.

O evento nasceu a partir do Encontro Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça, em 2000. Com o objetivo de ampliar o debate sobre a comunicação na Justiça, o tema central do evento deste ano será: Interesse Público, Ética e Assessoria de Comunicação.

Na quinta-feira (16/11), será entregue o Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça. Estão concorrendo 55 trabalhos, divididos em 19 categorias, selecionados a partir de um total de 158 projetos inscritos.

O Conbrascom é promovido pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça, ONG formada pelos jornalistas assessores do Judiciário e do Ministério Público de todo o país e também associações de magistrados e procuradores. A programação completa do congresso está no site:

www.canaljustica.jor.br

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!