Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Defesa adiada

Justiça do Rio suspende direitos de resposta de Garotinho

O ex-governador do Rio de Janeiro e pré-candidato à presidência pelo PMDB, Antony Garotinho, teve seus direitos de resposta no jornal O Globo e na revista Veja suspensos pela Justiça fluminense.

Com relação ao jornal O Globo, a desembargadora Maria Augusta Vaz, da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, suspendeu decisão liminar da juíza Fernanda Sepúlveda Telles, da 18ª Vara Cível da Capital nesta sexta-feira (12/5). Ela entendeu que a juíza deu a liminar antes que o jornal pudesse contestar e que como neste momento, a decisão imediata não põe em risco "o bem da vida" é preciso dar oportunidade à parte contrária de fazer suas alegações.

A decisão saiu um dia após o ex-governador suspender uma greve de fome que já durava dez dias. Entre outras justificativas, Garotinho explicava o jejum forçado como um protesto contra uma suposta falta de espaço para se defender das acusações feitas na mídia.

Outra resposta negada

Também nesta sexta-feira (12) o desembargador José Mota Filho, da 7ª Câmara Cível do TJ-RJ, suspendeu, provisoriamente, os efeitos da decisão do juiz Carlos Eduardo Moreira da Silva, da 31ª Vara Cível do Rio, que havia concedido o direito de resposta a Garotinho na revista Veja. A decisão tem validade até a próxima terça-feira (16/5), data da próxima sessão da referida Câmara.

“Há, sem dúvida, angústias e sofrimentos, quando notícias são veiculadas na imprensa envolvendo vidas humanas, necessitando, muitas vezes, de reparação imediata. Os argumentos da agravante, entretanto, são de relevância e, assim, suspendo provisoriamente os efeitos da decisão agravada, até a sessão desta Câmara, quando seus integrantes deverão ser ouvidos a respeito desta tormentosa questão", justificou o relator.

Revista Consultor Jurídico, 12 de maio de 2006, 20h38

Comentários de leitores

8 comentários

Esse Garotinho é a pessoa mais divertida que já...

RBS (Advogado Autônomo)

Esse Garotinho é a pessoa mais divertida que já vi na vida...rsrsrsrsrsrsrsrs

então ele tem que continuar a greve de fome. As...

lfspezi (Procurador do Trabalho de 2ª. Instância)

então ele tem que continuar a greve de fome. Assim quem sabe nos livramos dele mais depressa.

Comentando a respeito desta nota, vimos que o...

esronvs (Vendedor)

Comentando a respeito desta nota, vimos que os desembargadores agiram dentro da lei e do bom senso. Pois todos tem direito a se defenfer no tempo hábil e apropriado. Esta não é a prática habitual de revistas político partidárias que se acham no direito de pré julgar e condenar, produzindo calúnias e difamações com reportagens tendenciosas. Acho que o judiciário tem bastante oportunidade nos últimos tempos, de colocar os julgadores charlatães no seu devido lugar. Juises julgam, Jornalistas imformam, médicos medicam. E vamos pegar no pé dos nossos políticos! Delinquente vigiado consegue roubar menos que os acobertados( neste momento a imprensa está até prestando um grande serviço à sociedade, tenho medo de voltar os que ela quer acobertar)

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 20/05/2006.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.