Despesa a menos

Condomínio comercial se livra de pagar taxa de limpeza pública

Autor

16 de junho de 2006, 12h09

Os proprietários do Condomínio do Centro Empresarial Brasília não precisam pagar taxa de limpeza pública das garagens do edifício. A decisão, em caráter liminar, é da 4ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e vale até que seja apreciado o mérito da questão. Os desembargadores acolheram a tese de que a taxa não preenche os requisitos constitucionais que legitimariam sua cobrança. Cabe recurso.

No autos, o condomínio afirmou que do total das garagens existentes no prédio, 46 são usufruídas por não proprietários. Disse que desde 1999 recebe boletos para pagamento correspondente às vagas. A ação originária tramita na 6ª Vara de Fazenda Pública do DF e pede a suspensão de sua inscrição na dívida ativa por causa da taxa.

Segundo os desembargadores, a taxa de limpeza pública não é destinada exclusivamente à coleta de lixo, mas também à limpeza de vias e logradouros públicos em geral, bem como a questões sanitárias. Por isso, o caráter múltiplo do tributo descaracterizaria sua cobrança. No julgamento, citaram entendimento do Supremo Tribunal Federal no sentido de que o tributo deveria possuir, necessariamente, os requisitos da especificidade e divisibilidade.

Para a Turma, o governo do Distrito Federal poderá se valer das vias adequadas para a cobrança da taxa, caso fique demonstrado, no mérito, que o pagamento é um dever indiscutível do contribuinte.

Processo: 2006.0.02.001730-7

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!