Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Escola pública

Estado deve zelar pela segurança de aluno dentro da escola

É responsabilidade do estado zelar pelo bem-estar dos alunos que freqüentam a rede pública de ensino, garantindo-lhes, a segurança necessária. Com este entendimento, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul manteve liminar que obrigou o estado a indenizar um estudante que teve seu aparelho de audição danificado pelos colegas numa escola pública de Uruguaiana. A decisão foi monocrática.

O ressarcimento será próximo a R$ 2,2 mil para reposição do aparelho. O desembargador Rui Portanova observou que é da entidade escolar, além de prestar os serviços de ensino e recreação, o dever de resguardar a integridade física dos alunos, o que não aconteceu.

De acordo com o desembargador, essa obrigação está na Constituição Federal, artigo 37, parágrafo 6º. “O caso em questão é tipicamente de responsabilidade objetiva do Estado em relação ao particular, devendo ser indenizado aquele que sofreu o dano, independente da existência de culpa por parte dos servidores estaduais.”

A ação original segue em tramitação na Comarca de Uruguaiana, com o número 105.00.04424-2.

Processo 70.013.659.487

Revista Consultor Jurídico, 8 de fevereiro de 2006, 7h00

Comentários de leitores

1 comentário

Certamente a decisão Judicial foi e é acertadis...

José Brenand (Outros)

Certamente a decisão Judicial foi e é acertadissimas, se fez justiça. O ser humano deva entender, que ele não é um numero perdido na multidão, mas alguém que junto com mais alguém, formam uma sociedade, e que nessa formação, é delegado poderes a alguém, por eles indicado, logo esse indicado, tem a responsabilidade de se dar aos nossos filhos nas escola do aprendizado da vida, condições educacionais com conforto e segurança. Os impostos que se recolhe para os dirigentes que elegemos, não é para o bem proprio do eleito, mas para o uso do bem comum; pena que por falta de uma formação educacional cidadã, a maioria desconhece seus direitos e deveres. Um dia chegaremos lá; quando não sabemos.

Comentários encerrados em 16/02/2006.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.