Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Fronteira com o México

Diminui número de imigrantes ilegais nos Estados Unidos

Por 

A Guarda de Fronteiras dos Estados Unidos, a U.S. National Guard, divulgou nesta quarta-feira (27/12) dossiê sobre os processos promovidos contra quem cruza ilegalmente a fronteira o país americano e o México. De acordo com o site Findlaw, a queda no número de processos foi de mais de um terço.

Os agentes da U.S. National Guard prenderam 149,2 mil pessoas a menos entre julho e novembro passado, uma queda de 34% em relação ao mesmo período no ano passado. A queda é atribuída à chegada de tropas da Guarda Nacional à fronteira, cerca de 6 mil homens desde 15 de junho passado. Os Estados Unidos pretendem ampliar o contingente atual de 11 mil para 18 mil homens até 2008 e ainda planejam estender mais 1,1 mil grades de arame farpado na fronteira.

Em julho passado, tanto no México quanto nos Estados Unidos, promotores passaram a processar agenciadores de fugas. Só neste mês de dezembro, 1,3 mil pessoas foram presas agenciando mão-de-obra mexicana clandestina para os Estados Unidos. Custa US$ 3 mil uma entrada ilegal no país. Antes da chegada da Guarda Nacional, os agenciadores cobravam US$ 2 mil por pessoa.

 é repórter especial da revista Consultor Jurídico

Revista Consultor Jurídico, 28 de dezembro de 2006, 7h00

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 05/01/2007.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.