Fim da toga

Juiz dos EUA é afastado por prender homem por atraso em audiência

Autor

10 de dezembro de 2006, 15h15

Um juiz que colocou atrás das grades 11 pessoas, porque chegaram atrasadas a um julgamento pelo fato de terem errado de sala, perdeu seu emprego na noite desta quinta-feira (7/12), em Tallahassee, capital do estado da Flórida, sul dos EUA. Segundo o site Findlaw, a corte superior do estado daquele estado avaliou que o juiz deveria perder a toga porque ela “não cabe em que não sabe manter a sua posição”.

As 11 pessoas passaram 9 horas atrás das grades, mesmo o juiz tendo sido alertado que aquilo era uma monstruosidade jurídica. Os presos iam à corte para se defender de uma citação trivial, de que dirigiam seus carros com carteira de motorista vencida e ainda tinham em seus automóveis placas de identificação ilegais.

A Corte Suprema da Flórida disse que o incidente encabeça uma série de reclamações registradas contra o juiz John Sloop, de 57 anos de idade. “A indiferença dela à ansiedade e humilhação impostas aos 11 cidadãos reflete um profundo desrespeito aos outros, que está entre os exemplos mais egrégios que vimos dentro do conjunto de abusos praticados por autoridades judiciais, que mostra a perda do temperança judicial”, escreveu a alta corte estadual.

Sloop se defendeu alegando ser o seu comportamento sintoma de um diagnóstico de distúrbio decorrente de hiperatividade, o qual ele alaga estar tratando. “Eu passei minha vida ajudando as pessoas a entender suas responsabilidades por sua ações”, disse Sloop. “Agora sou responsável por essas coisas que fiz”.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!