Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Ordem do Ipiranga

Lembo condecora Gilmar, Peluso, Eros e Lewandowsky

Por 

O Supremo Tribunal Federal tem sido o motor das grandes mudanças e transformações do Brasil nos anos recentes. Com essas palavras, o governador de São Paulo, Cláudio Lembo, explicou a homenagem feita a quatro dos ministros do STF nesta sexta-feira (8/12), Dia da Justiça. Ele condecorou o vice-presidente do tribunal Gilmar Mendes e seus colegas, Cezar Peluso, Eros Grau e Ricardo Lewandowsky com a Ordem do Ipiranga, principal comenda do Estado.

Lembo fez um desagravo ao Judiciário, chamando a atenção para “ataques indevidos” sofridos pela instituição que garante o equilíbrio social e o Estado de Direito no país.

Falando em nome dos homenageados, Gilmar Mendes ressaltou o fato de o Brasil estar vivendo seu “mais longo período de normalidade institucional da nossa história republicana”. A Constituição diferenciada e analítica, disse o ministro, tem desafiado os seus intérpretes, mas a experiência institucional experimentada tem sido positiva “e acredito que não tem sido pequena a contribuição do Judiciário e do STF nesse sentido”, afirmou.

Depois de historiar os percalços vividos sob a égide das Constituições adotadas ao longo da República, o ministro disse que não são tempos fáceis os que se vive hoje, mas que as instituições têm se revelado fortes o suficiente para superar os conflitos nacionais. Ele exemplificou com os momentos graves gerados pelo quadro inflacionário, escândalos políticos como o da Comissão do Orçamento e a crise ética e moral do governo atual.

À homenagem compareceram o presidente do Tribunal de Justiça, Celso Limongi; a presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, Diva Malerbi; o governador eleito, José Serra; o prefeito paulistano Gilberto Kassab; o membro do Conselho Nacional de Justiça, Alexandre Moraes; os advogados Arnoldo Wald, Mário Sérgio Duarte Garcia, entre outros e um grande número de juízes e desembargadores.

 é diretor da revista Consultor Jurídico

Revista Consultor Jurídico, 9 de dezembro de 2006, 7h00

Comentários de leitores

1 comentário

O governador do estado de São Paulo, ao condeco...

gilberto prado (Consultor)

O governador do estado de São Paulo, ao condecorar os Ministros, está fazendo um agradecimento especial ao Supremo Tribunal federal, principalmente, pelos procedimentos de protecionismo que o orgão tem com o Estado que aplica o calote publico com as dividas de precatório em detrimento o que preve o disposto na Constituição.

Comentários encerrados em 17/12/2006.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.