Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Transparência administrativa

Deputado distrital abre contas do governo para o público

Por 

Qualquer cidadão pode agora verificar como é gasto o dinheiro público. O deputado distrital Augusto Carvalho (PPS-DF) colocou no ar um site que abre as contas do governo federal e do Distrito Federal a todos os cidadãos brasileiros.

Com as senhas de parlamentares, o site oferece informações sobre toda a movimentação financeira do Poder Público. O que o deputado tornou possível foi o acesso às informações do Siafi – Sistema Integrado de Administração Financeira, que é restrito a integrantes do Poder Executivo e do Legislativo.

Todas as informações estão no site http://www.contasabertas.com/asp, divididas por tipo de despesa (salário, passagens, diárias, por exemplo), natureza do gasto (pessoal, investimentos) e por órgão responsável pelo gasto (ministérios, Justiça, Legislativo, Presidência da República). Além disso, cada tabela é dividida em dotação prevista, empenhada e paga. O usuário tem também 27 formas de fazer a pesquisa diretamente por órgão, atrás de alguma informação específica.

Além das tabelas, o site oferece informações e interpretações sobre os gastos públicos. Para o deputado Augusto Carvalho, quando descobrir a iniciativa, “o governo certamente vai querer tirar o site do ar”.

Oficialmente, o site Contas Abertas pertence a uma entidade de mesmo nome, presidida pelo parlamentar. O Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime – UNODC para o Brasil e Cone Sul e a União Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle são parceiros da ONG.

 é repórter especial da revista Consultor Jurídico

Revista Consultor Jurídico, 28 de outubro de 2005, 20h03

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 05/11/2005.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.