Acento e cedilha

Domínios de Internet poderão ser acentuados

Autor

5 de maio de 2005, 15h09

O registro de domínios para a Internet no Brasil (Registro .Br) vai viabilizar, a partir do dia 9 de maio, o uso de acentos e cedilhas no cadastro de domínios de Internet com final .br. Os nomes acentuados funcionarão com todos os serviços Web como endereços de sites e de e-mail. As informações são da Agência Estado.

Na prática, o que os servidores passarão a fazer é trocar as vogais acentuadas por suas versões sem acento e cedilhas pela letra “c”, tornando o endereço acentuado equivalente ao sem acento. Segundo um exemplo dado pelo Regitro .Br, os domínios pãoemaçã.com.br e paoemaca.com.br seriam interpretados da mesma forma remetendo para o mesmo servidor.

O Registro.Br não permitirá o registro de domínios acentuados no caso do requerente não possuir também a versão sem acento. No exemplo do domínio paoemaca.com.br, somente o seu dono poderia registrar pãoemaça.com.br. Dessa forma, espera-se evitar enganos entre os internautas e impedir uma corrida pelo registro de domínios famosos já estabelecidos.

A implementação é considerada a mais segura possível porque que se limita somente aos caracteres da língua portuguesa. Uma eventual permissão de uso de caracteres em outros alfabetos geraria a preocupante possibilidade de ataques homográficos.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!