Consumo na rede

Cartilha dá dicas para fazer negócios pela internet

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8 de junho de 2005, 13h54

A Cartilha do e-consumidor é um guia para consumidores da internet que ensina a fazer bons e evitar maus negócios pela rede. Produzida pelo Comitê Jurídico da Câmara-e.net — Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico dá dicas sobre as maneiras de se identificar uma loja virtual segura, os cuidados necessários com senhas e dados pessoais e como efetuar pagamentos seguros.

Para o advogado Marco Brasil, coordenador do Sub-Comitê de Relações de Consumo da Camara-e.net e responsável pela coordenação dos trabalhos de elaboração da cartilha, “apesar de o comércio eletrônico ser amplamente positivo para o consumidor e as más experiências serem minoria nas transações online, muitas pessoas hesitam antes de comprar pela internet por medo de fraudes de todo tipo. Por isso elaboramos essa cartilha, que contém cautelas básicas que poderão evitar contratempos e dissabores”

Brasil, que também é advogado do MercadoLivre, maior site de compras e vendas da América Latina, explica que a Cartilha tem duas partes. A primeira trata das compras em lojas virtuais que têm estoque próprio e vendem produtos variados pela internet direto ao consumidor. A segunda trata das compras online nos sites de compra e venda, que funcionam como classificados de um jornal, aproximando compradores e vendedores.

Cid Torquato, diretor executivo da Camara-e.net garante que “os melhores negócios do comércio estão on-line. Nossa Cartilha visa transmitir conhecimento para que o consumidor faça melhor uso da internet e não tenha receio de usufruir os benefícios dos negócios eletrônicos”

A Cartilha do e-Consumidor já está disponível na íntegra para consulta gratuita do público no endereço www.camara-e.net/e-consumidor.

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