Bandeira branca

Justiça baiana oferece conciliação para casais em conflito

Autor

13 de dezembro de 2005, 16h11

Antes de iniciar processo de separação, casais em conflito familiar podem tentar uma conciliação. Para isso existe o Núcleo de Conciliação Prévia, na Bahia. O núcleo atua baseado no princípio de que o primeiro procedimento da Justiça é tentar o acordo, o que contribui para a felicidade das pessoas e para reduzir o congestionamento de processos nas Varas de Família.

O núcleo fica no 5º andar do Fórum Ruy Barbosa, na rua Campo da Pólvora, no bairro de Nazaré, em Salvador, e marca audiências para 30 ou 40 dias depois do recebimento do processo, tempo bem menor do que o registrado numa vara. As informações são do Tribunal de Justiça da Bahia.

De acordo com a juíza Vera Medauar, responsável pelo setor, neste ano foi registrada uma média de mais de 1.100 audiências marcadas por mês. Em novembro, somente na parte da manhã, e sob a sua responsabilidade, foram designadas 582 audiências das quais 265 foram feitas. Do total de audiências efetuadas, foram obtidas 208 conciliações, o que significa um percentual de quase 80%.

O grande número de audiências marcadas e não realizadas (313) tem uma justificativa, segundo Vera: a falta das partes. Um dos motivos é o fracasso da localização do endereço pelos Correios. Neste caso, são remarcadas, como aconteceu em novembro, com 189 delas designadas para outra data. Só que, desta vez, a notificação está sendo feita por um oficial de justiça.

O movimento é intenso no dia-a-dia do núcleo. As audiências começam, a partir das 8 horas. Na recepção, uma lista indica que elas são designadas para acontecer num intervalo de cinco a 10 minutos, tempo que normalmente não é obedecido, admite Vera Medauar. “Não temos condições de ser rígidos, porque uma audiência de conciliação envolve muita coisa. A gente trabalha com os sentimentos das pessoas e, muitas vezes, demora para se chegar a um acordo”, explica.

São audiências que exigem muito do mediador, que deve ser bacharel em Direito, para ouvir as proposições de cada parte, identificar o ponto de divergência e buscar soluções que se aproximem do interesse de todos. “Em alguns casos, como o de separação judicial ou problemas de conflito familiar recente, as partes vêm carregadas de sentimentos negativos e dificultam o trabalho”, diz a juíza.

Mas, em muitos destes casos, chega-se a um bom termo, a partir do trabalho do conciliador, quando as partes podem falar abertamente de seus problemas. Não raras vezes, pedidos de separação são revistos e um casal acaba se entendendo na audiência de conciliação. “Esse é o grande diferencial do núcleo”, acrescenta Vera Medauar.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!