Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

O futuro dos advogados

Semana jurídica aborda profissão, mercado e economia

Apresentar o que é a carreira do advogado empresarial, preparar a nova geração de estudantes para as novas necessidades do mercado jurídico e oferecer um panorama da profissão em paralelo com a economia. Esses são os objetivos da palestra do advogado Carlos José Santos da Silva, do Machado, Meyer, Sendacz e Opice na Seju — Semana Jurídica Universitária. Com o público, em sua maior parte, formado por estudantes de direito, há uma preocupação dos organizadores em promover palestras orientando o que é a carreira do advogado.

De acordo com Santos da Silva “para obter destaque na profissão o advogado tem que ter uma especialidade mas não pode dispensar o conhecimento geral nas outras áreas. O advogado que trabalha com a área societária, por exemplo, deve ter um certo conhecimento nos aspectos trabalhistas e fiscais para poder orientar melhor seu cliente.”

O evento reunirá profissionais e estudantes das faculdades de direito da PUC, FGV e Mackenzie nos dias 29 de agosto a 2 de setembro para a primeira edição de rodada de debates, palestras e oficinas de discussão. O encontro será no campus da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Na parte da noite, antecedendo os debates, haverá palestras sobre o mercado jurídico ministradas por representantes de grandes escritórios como Gilberto Giusti do Pinheiro Neto, Vladimir Miranda Abreu do Tozzini Freire Teixeira e Silva e Orlando Di Giacomo Filho do Demarest e Almeida, além de Santos da Silva, do Machado, Meyer, Sendacz e Opice.

Durante as manhãs e tardes acontecerão oficinas sobre assuntos jurídicos específicos como: A Teoria dos Sistemas Aplicada ao Brasil; Ética Parlamentar; A Moralização do Governo pelo Direito Administrativo; Principais Alterações da Nova Lei de Falências e Crimes de Colarinho Branco.

A cerimônia de abertura e encerramento será no auditório da FGV com presença confirmada do governador Geraldo Alckmin e do presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D’Urso. Participam também das oficinas nos cinco dias de estudos, entre outros, o vice-governador Cláudio Lembo, o deputado federal Michel Temer, e os advogados Tércio Sampaio Ferraz Jr., Ary Sólon, Alexandre de Moraes, Celso Antonio Bandeira de Mello, Fabio Ulhoa Coelho, Vicente Greco, Flávia Piovesan, Guilherme Nucci,.

O evento é gratuito e aberto ao público. As inscrições podem ser feitas pelo site do Seju ou por meio dos diretórios acadêmicos das universidades.

 

Revista Consultor Jurídico, 25 de agosto de 2005, 15h34

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 02/09/2005.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.