O futuro dos advogados

Semana jurídica aborda profissão, mercado e economia

Autor

25 de agosto de 2005, 15h34

Apresentar o que é a carreira do advogado empresarial, preparar a nova geração de estudantes para as novas necessidades do mercado jurídico e oferecer um panorama da profissão em paralelo com a economia. Esses são os objetivos da palestra do advogado Carlos José Santos da Silva, do Machado, Meyer, Sendacz e Opice na Seju — Semana Jurídica Universitária. Com o público, em sua maior parte, formado por estudantes de direito, há uma preocupação dos organizadores em promover palestras orientando o que é a carreira do advogado.

De acordo com Santos da Silva “para obter destaque na profissão o advogado tem que ter uma especialidade mas não pode dispensar o conhecimento geral nas outras áreas. O advogado que trabalha com a área societária, por exemplo, deve ter um certo conhecimento nos aspectos trabalhistas e fiscais para poder orientar melhor seu cliente.”

O evento reunirá profissionais e estudantes das faculdades de direito da PUC, FGV e Mackenzie nos dias 29 de agosto a 2 de setembro para a primeira edição de rodada de debates, palestras e oficinas de discussão. O encontro será no campus da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Na parte da noite, antecedendo os debates, haverá palestras sobre o mercado jurídico ministradas por representantes de grandes escritórios como Gilberto Giusti do Pinheiro Neto, Vladimir Miranda Abreu do Tozzini Freire Teixeira e Silva e Orlando Di Giacomo Filho do Demarest e Almeida, além de Santos da Silva, do Machado, Meyer, Sendacz e Opice.

Durante as manhãs e tardes acontecerão oficinas sobre assuntos jurídicos específicos como: A Teoria dos Sistemas Aplicada ao Brasil; Ética Parlamentar; A Moralização do Governo pelo Direito Administrativo; Principais Alterações da Nova Lei de Falências e Crimes de Colarinho Branco.

A cerimônia de abertura e encerramento será no auditório da FGV com presença confirmada do governador Geraldo Alckmin e do presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D’Urso. Participam também das oficinas nos cinco dias de estudos, entre outros, o vice-governador Cláudio Lembo, o deputado federal Michel Temer, e os advogados Tércio Sampaio Ferraz Jr., Ary Sólon, Alexandre de Moraes, Celso Antonio Bandeira de Mello, Fabio Ulhoa Coelho, Vicente Greco, Flávia Piovesan, Guilherme Nucci,.

O evento é gratuito e aberto ao público. As inscrições podem ser feitas pelo site do Seju ou por meio dos diretórios acadêmicos das universidades.

 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!