Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Justiça sobre rodas

Juizado Itinerante já atendeu mais de 50 mil pessoas em SP

Por 

A frota de dois trailers do Juizado Itinerante que rodam pelas ruas de São Paulo desde agosto de 1998 vai aumentar. Já foi aberto o processo de licitação para a aquisição de novos veículos. A informação é da juíza Mônica Rodrigues Dias de Carvalho, diretora do Juizado Especial Civil de São Paulo.

Segundo a juíza, em seus quase seis anos de funcionamento, o Juizado Itinerante já atendeu mais de 50 mil pessoas e cerca de 11.600 processos foram abertos. A base do Juizado Itinerante fica na capital paulista, mas já foram feitos atendimentos na Grande São Paulo, Baixada Santista, Socorro e Serra Negra.

De acordo com Mônica, a equipe dos Juizados Itinerantes conta com 12 juízes (em trabalho cumulativo), oito motoristas, oito escreventes, dois auxiliares, uma diretora e mais o apoio de agentes de fiscalização e policiais militares.

A pauta do serviço é elaborada pelo próprio Juizado Itinerante, mas seguindo indicações de representantes da comunidade. “Acredito que a população está satisfeita com nosso trabalho pelo modo como carinhosamente recebe nossa equipe”, afirmou a juíza.

“A idéia do Juizado Itinerante é prestar atendimento à população carente que tem dificuldades para se deslocar até as unidades fixas de Juizados nos Fóruns. Por isso temos priorizado o atendimento da periferia em todas as regiões da cidade”, afirmou Mônica.

Quem quiser saber sobre a pauta do Juizado Itinerante, pode acessar o site do Tribunal de Justiça de São Paulo – www.tj.sp.gov.br. A informação também é divulgada pelo Metrô e a pela CPTM.

Para a juíza “todo serviço pode ser melhorado” e as sugestões podem ser encaminhadas para itinerante@tj.sp.gov.br.

 é correspondente da Revista Consultor Jurídico em Brasília.

Revista Consultor Jurídico, 27 de outubro de 2004, 20h21

Comentários de leitores

1 comentário

Gostaria de parabenizar todos aqueles envolvido...

Flavio Correa Rochao (Advogado Autônomo - Família)

Gostaria de parabenizar todos aqueles envolvidos com trabalho no juizado intinerante, idéias como essa deveria, ou melhor, deve estender para outros Juizados Especiais Cíveis do Interior e Litoral.

Comentários encerrados em 04/11/2004.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.