Missão impossível

Proposta quer acabar com tráfego de motocicletas entre os carros

Autor

14 de março de 2004, 11h39

O deputado Marcelo Guimarães Filho (PFL-BA), quer acabar com o hábito dos motociclistas de trafegar entre os carros e de “costurar” o trânsito. É o que estabelece o projeto de lei 2.650/03, de sua autoria, que está sob a análise da Comissão de Viação e Transportes.

Segundo a proposta, o condutor deverá guardar a distância lateral de 1,5 metro dos carros em circulação. O projeto proíbe, ainda, sua circulação nas vias de trânsito rápido.

O Código de Trânsito Brasileiro já prevê que os ciclomotores devem ser conduzidos pela direita da pista, preferencialmente no centro da faixa mais à direita ou na borda direita da pista.

Excesso de acidentes

Marcelo Guimarães afirma que só na cidade de São Paulo, em apenas um ano, 363 motociclistas morreram em acidentes, o que representa “a queda de um Jumbo com jovens entre 18 a 30 anos a cada 12 meses”.

Com o projeto, o deputado acredita ser possível reduzir a quantidade de acidentes envolvendo motocicletas, preservando, assim, a vida dos condutores, já que manobras como as realizadas atualmente no trânsito passarão a ser infrações sujeitas a multas.

O projeto aguarda designação de relator na Comissão de Viação e Transportes. Sujeito a tramitação conclusiva, também será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Redação. (Agência Câmara)

PL 2.650/03

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!