Bolso cheio

Informatização aumentará arrecadação previdenciária, diz Abdala.

Autor

13 de fevereiro de 2004, 12h35

O ministro Vantuil Abdala, presidente eleito do Tribunal Superior do Trabalho, prevê que a implantação do sistema unificado de informática em toda a Justiça do Trabalho permitirá o aumento da arrecadação previdenciária relativa às execuções de dívidas trabalhistas dos atuais R$ 750 milhões para R$ 3 bilhões ao ano. Abdala se reuniu com uma comissão integrada por presidentes de Tribunais Regionais do Trabalho para discutir a padronização do sistema de informática.

O objetivo prioritário da informatização é acelerar a prestação jurisdicional. Numa segunda etapa, os procedimentos administrativos também receberão atenção e serão beneficiados. Porém, Abdala atribui especial importância à ampliação do intercâmbio já iniciado entre os Tribunais do Trabalho, a Previdência Social e a Receita Federal, que permite a cobrança on-line das contribuições previdenciárias e fiscais.

Para isso, o presidente eleito do TST afirma que é necessário sensibilizar o Poder Executivo para as necessidades orçamentárias e para a liberação das complementações destinadas à implantação do novo sistema. “A unificação vai surtir efeitos concretos sobre a arrecadação da União e ainda permitirá tornar a prestação jurisdicional mais rápida, em benefício de toda a sociedade”, disse Abdala.

No encontro, Abdala solicitou a cada Regional que apresente um diagnóstico de seu estágio atual de informatização, para que se possam traçar estratégias visando à padronização e à unificação dos procedimentos. A próxima reunião do grupo contará com a participação de técnicos em informática e de juízes acostumados com os procedimentos on-line, para discutir as melhores estratégias para a unificação. (TST)

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!