Consultor Jurídico

Notas Curtas

Por Leonardo Léllis

Notas Curtas

Gestão participativa

Enquete do STJ sobre metas estratégicas para 2018 fica aberta até sexta-feira

Os interessados em opinar sobre qual das metas estratégicas do Superior Tribunal de Justiça é mais importante para 2018 podem participar de enquete até a próxima sexta-feira (18/8). A pesquisa deve ser respondida pela internet e servirá de base para o planejamento estratégico do tribunal. A iniciativa integra um esforço para desenvolver a gestão participativa e aproximar o Judiciário do público em geral, de modo que as metas a serem perseguidas pelo tribunal estejam em harmonia com as expectativas da sociedade. Com informações da Assessoria de Imprensa do STJ.

Clique aqui para responder a enquete.

Poder da concisão

Juíza manda BB reduzir número de páginas em defesa de ação trabalhista

Ao receber uma peça de defesa com 113 páginas do Banco do Brasil em um processo trabalhista, a juíza Elisangela Smolareck se viu irritada. A julgadora da 5ª Vara do Trabalho de Brasília determinou que a instituição financeira reapresente suas considerações em cinco dias. Só que, desta vez, com um documento que tenha no máximo 30 páginas.

Smolareck disse que o calhamaço do BB é um desrespeito ao Judiciário, que já está abarrotado de processos. "A arte de escrever importa também em se saber condensar o que é realmente importante e útil ao leitor, no presente caso, ao advogado da parte contrária e ao julgador”, disse a juíza na decisão.

Encontros intelecutais

Seminários da Feiticeira, de Tércio Sampaio Ferraz Jr, serão publicados na internet

Todo ano, desde 2005, o professor Tércio Sampaio Ferraz Jr abre as portas de sua casa na Praia da Feiticeira, em Ilhabela (SP), para receber grupos de juristas e intelectuais e discutir temas importantes para o país. Já passaram por lá nomes como Nelson Jobim, Joaquim Falcão, Celso Lafer, Eugênio Bucci, Raul Cutait e Bernard Appy, entre dezenas de outros. Esses encontros ficaram conhecidos como Seminários da Feiticeira, e a partir desta semana as palestras das três últimas edições podem ser vistas na íntegra no novo site dos eventos.

Na página, estão publicados vídeos de alguns encontros e as transcrições das palestras feitas nos encontros de 2014, 2015 e 2016. O seminário deste ano deve acontecer em dezembro, como manda a tradição.

Tetra-campeonato

Luciana Lóssio ganha competição de salto amador na Hípica do Rio de Janeiro

A ex-ministra do Tribunal Superior Eleitoral Luciana Lóssio ganhou mais um título nesse domingo (13/8). E não é acadêmico para acrescentar às três pós-graduações que ostenta no currículo. Ela sagrou-se campeã brasileira de salto amador em torneio realizado na Hípica do Rio de Janeiro.

Esse é o quarto título da competição vencido pela advogada ao saltar, com sua égua Nikita, obstáculos com mais de 1 metro de altura. Ela já levou o caneco em 1988, 2011 e 2015. A equitação é um hobby praticado aos fins de semana por Luciana, que já representou o Brasil em competições de hipismo no exterior.

Gabriela Lutz / Sociedade Hípica Brasileira

 

Dia do Advogado

Com luz vermelha no Cristo Redentor, OAB-RJ celebra 190 anos da advocacia

Divulgação

A seccional fluminense da Ordem dos Advogados do Brasil escolheu comemorar os 190 anos da advocacia brasileira, neste dia 11 de agosto, com iluminação diferente do Cristo Redentor. A entidade entrou em contato com a Arquidiocese do Rio de Janeiro, responsável pelo monumento, e escolheu destacá-lo com tom vermelho rubi — que, segundo a OAB-RJ, é a cor oficial da profissão por simbolizar “a defesa da vida e da liberdade”. A fachada da entidade ganhou a mesma luz. Dos mais de 1 milhão de advogados brasileiros, 150 mil atuam no estado. Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB-RJ.

Procurar por data