Aplicação subsidiária

Reclamada que reconhece pedido paga metade dos honorários

Autor

24 de março de 2018, 13h11

Proferida sentença com fundamento em desistência, em renúncia ou em reconhecimento do pedido, as despesas e os honorários serão pagos pela parte que desistiu, renunciou ou reconheceu. É o que diz o caput do artigo 90 do novo Código de Processo Civil. No caso de o réu reconhecer a procedência do pedido e, simultaneamente, cumprir integralmente a prestação reconhecida, os honorários serão reduzidos pela metade.

Baseado nesse dispositivo, a 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) deu parcial provimento a recurso do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) para reduzir o percentual dos honorários advocatícios de 15% para 7,5% em uma reclamação trabalhista.

Na origem, a 8ª Vara do Trabalho de Porto Alegre homologou o reconhecimento da procedência do pedido formulado pela parte reclamante, nos termos do artigo 487, inciso III, letra "a", do CPC. Ou seja, extinguiu o processo com resolução de mérito.

Como o juízo concedeu a assistência judiciária gratuita à reclamante, condenou a parte reclamada ao pagamento de honorários assistenciais. "Assim, concedo o benefício da assistência judiciária gratuita à reclamante e defiro honorários assistenciais em 15% sobre o valor reconhecido, que deverão ser revertidos em favor do sindicato assistente, nos termos do artigo 16 da Lei 5.584/70", definiu na sentença a juíza do trabalho Carolina Hostyn Gralha.

Clique aqui para ler a sentença
Clique aqui para ler o acórdão
Reclamatória trabalhista 0020516-25.2016.5.04.0008

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!