Abordagem errada

Tribunal manda apagar notícia porque título tem tom jocoso

Autor

10 de março de 2018, 8h29

Título jornalístico em tom jocoso, que desencadeia manifestações negativas ou estimula os leitores a ridicularizar o entrevistado, viola direitos de personalidade assegurados na Constituição. Com esse fundamento, a 4ª Turma Recursal Cível do Rio Grande do Sul condenou dois veículos de comunicação a apagar notícia sobre um estudante que perdeu prova do Enem.

O colegiado dobrou indenização fixada em primeira instância e determinou que ambas as empresas paguem, solidariamente, R$ 6 mil ao autor.

O estudante disse ter virado motivo de piada na internet pela forma como um site das empresas destacou o atraso dadas a um site. Questionado por um repórter, respondeu: “Vim de chinelo, precisei correr e não consegui direito. Agora é ir pra casa, colocar a cabeça no lugar e pensar no vestibular da UFRGS”.

Ele afirmou que ficou surpreso quando viu o título da reportagem: ‘‘Jovem perde Enem por menos de um minuto e culpa ônibus e chinelo’’. A área de comentários do site registrou uma séride de comentários jocosos: ‘‘irresponsável’’; ‘‘mas é um chinelão’’; ‘‘futuro estudante de economia, economizando sapatos, verdadeiro chinelão’’.

A partir daquele momento, de acordo com a petição inicial, o estudante passou ser chamado de chinelão por amigos e por todos aqueles que tiveram acesso à reportagem. Ele pediu então para excluir o texto jornalístico da internet e indenização de R$ 37 mil por danos morais.

Jogo de palavras
Para o relator do recurso, juiz Luís Antônio Behrensdorf Gomes da Silva, uma leitura atenta da notícia deixa claro que o autor não culpou o ônibus ou o chinelo pelo atraso. Apenas referiu que, por calçar chinelos, não conseguiu correr a tempo de ultrapassar os portões da escola. Logo, são coisas diferentes.

Conforme o relator, a informação sobre o atraso não está incorreta. Entretanto, a abordagem, com conotação escancaradamente jocosa, permitiu e incentivou boa parte dos comentários que ridicularizam o autor. Com isso, o texto jornalístico excedeu o dever de informar, transformando as declarações do autor em situação que lhe comprometeu socialmente, na avaliação de Silva.

‘‘No mundo jornalístico, com profissionais acostumados com o manejo de palavras, não constitui novidade que a conformação do título da reportagem pode dar o tom da matéria, despertando a curiosidade do leitor. Na hipótese em comento, a escolha do título teve claramente a intenção de, pela via da ridicularização, captar o interesse do leitor. E é indubitavelmente essa escolha, marcada pelo deboche, que provocou os comentários.’’

Opinião alheia
O desembargador ainda derrubou a alegação de que as empresas não poderiam ser responsabilizadas por opinião de terceiros na área de comentários. “Foi a conotação dada ao título que ‘convidou’ os leitores às críticas em tom de deboche, fazendo com que o autor passasse inclusive a ser conhecido como chinelão’’, avaliou o relator, em voto seguido por unanimidade.

Clique aqui para ler o acórdão da turma recursal.
0072281-65.2017.8.21.9000

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!