Exército na rua

Decreto de Temer permite uso das Forças Armadas para "garantia da Lei e da Ordem"

Autor

24 de maio de 2017, 17h32

Após protesto contra o presidente Michel Temer terminar em confronto entre manifestantes e policiais, o chefe do Executivo autorizou o “emprego das Forças Armadas para a garantia da Lei e da Ordem no Distrito Federal”. Publicado em edição extra do Diário Oficial da União na tarde desta quarta-feira (24/5), o decreto permite que o Exército Brasileiro seja convocado para proteger, principalmente, a Esplanada dos Ministérios. A medida vale até 31 de maio. 

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Decreto permite que Exército seja convocado para proteger, principalmente,
a Esplanada dos Ministérios.
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Em coletiva, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, afirmou que a medida foi tomada a pedido do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Além disso, garantiu que as tropas federais irão agir de “forma episódica, em área restrita e por tempo limitado”.

Maia, no entanto, disse que não foi bem assim: “Eu pedi o apoio das Forças Nacionais, sim. Agora, qual foi o instrumento que ele [Raul Jungmann] usou foi uma decisão do governo. Agora, de fato, o ambiente na Esplanada era grave e, para garantir a segurança tanto dos manifestantes quanto daqueles que trabalham na Esplanada e no Congresso, eu fui ao presidente que a Força Nacional pudesse colaborar neste momento junto com a Polícia do Distrito Federal", explicou.

Clique aqui para ler o decreto.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!