Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Motivos obscuros

Concurso para delegado não pode exigir idade máxima de 45 anos, diz juiz de MS

O Estado só pode impor restrições à participação em um concurso público por motivos facilmente identificáveis, como é o caso do certame para carcereira de presídio feminino, do qual apenas mulheres podem participar.

Esses foram o argumento e o exemplo usados pelo juiz da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande, David Filho, ao derrubar a norma que limitava a inscrição no concurso para delegado de Polícia Civil de Mato Grosso do Sul a pessoas com até 45 anos.

Em ação civil pública movida pelo Ministério Público daquele estado, o magistrado concedeu liminar e determinou que a polícia altere o edital e prorrogue por cinco dias o prazo de inscrição para o certame.

Segundo ele, os testes físicos e médicos são suficientes para demonstrar a condição biológica do candidato, sendo a data de nascimento irrelevante para o exercício do cargo. "Corria-se o risco de impedir o acesso de pessoas aptas ao trabalho sem que exista uma razão clara e plausível para tanto", concluiu o juiz.

David Filho também citou o artigo 5º da Constituição Federal, que prevê que todos são iguais perante a lei.

Clique aqui para ler a decisão do juiz.

Revista Consultor Jurídico, 19 de julho de 2017, 15h02

Comentários de leitores

1 comentário

Delegado

O IDEÓLOGO (Outros)

No país dos rebeldes primitivos e dos bandidos de "punhos de renda", ser Delegado não é profissão; antes vocação.
O Delegado é aquele que precisa ter conduta ilibada, ser honesto, bom cristão, bom marido, bom filho, conhecer da carreira, e realizar atos destinados a apurar infrações criminais.
Não é fácil em um país no qual a grande maioria desrespeita a lei, investigar a conduta de criminosos e seus asseclas, com o objetivo de lançá-los aos porões estatais.

Comentários encerrados em 27/07/2017.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.