Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Bengala estendida

Senado aprova aposentadoria aos 75 para todos os servidores públicos

O Senado aprovou nesta quarta-feira (1º/7) o aumento da idade da aposentadoria compulsória para o serviço público de 70 para 75 anos. O texto estende para todos os funcionários públicos o que fez a PEC da Bengala para os ministros do Supremo Tribunal Federal, dos tribunais superiores e do Tribunal de Contas da União. O texto agora vai para a Câmara dos Deputados.

O PLS 274/2015, aprovado nesta quarta, vale para todos os servidores, da União, dos estados e dos municípios. O projeto é de autoria do senador José Serra (PSDB-SP), segundo quem, só no âmbito federal, o aumento da idade economizará, nos próximos 55 anos, entre R$ 800 milhões e R$ 1,4 bilhão.

A extensão da PEC da Bengala a outras carreiras estava sendo tentada pela via judicial. Já havia algumas liminares concedendo o direito a desembargadores da Justiça estadual e associações de servidores pretendiam seguir o mesmo caminho.

O Supremo, entretanto, derrubou as liminares e proferiu medida cautelar numa ação direta de inconstitucionalidade para dizer que a PEC só se aplica aos ministros do STF, dos tribunais superiores e do TCU. Ainda não foi decidido se a PEC da Bengala é ou não constitucional. Com informações da Agência Senado.

Revista Consultor Jurídico, 1 de julho de 2015, 21h09

Comentários de leitores

8 comentários

Aposentadoria

Sargento Brasil (Policial Militar)

Logo teremos algo aprovado informando que a aposentadoria só valerá depois de 5 dias após a morte para não correr o risco de ressuscitar.

a Câmara precisa alterar

Eustaquiomg (Administrador)

Agora, a Câmara precisa incluir um artigo que permita que o servidor aposentado compulsoriamente aos 70 anos possa retomar seu cargo desde que ele ainda esteja vago.
Este é o meu caso, pois fui aposentado compulsoriamente aos 70 anos no mês passado.

Pec da bengala e puro preconceito

Ezac (Médico)

Eu sou Medico do Trabalho e tenho 66 anos com aparencia de 52 e entusiasmo de 30. O que vou ficar fazendo em casa, se adoro o lugar que trabalho? DCTA de São José dos Campos.
Hoje tem gente com noventa e com mais disposição do que muito jovem de vinte

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 09/07/2015.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.