Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Eleições na OAB

Toron consegue acesso a e-mails da OAB-SP

Por 

A desembargadora federal Consuelo Yoshida, do Tribuna Reginal Federal da 3ª Região, determinou nesta terça-feira (27/11) que a seccional paulista da OAB forneça à chapa do condidato de oposição Alberto Zacharias Toron a lista de e-mails de todos os advogados inscritos na entidade. O pedido foi ajuizado pelo advogado Anderson Pomini, do escritório Pomini Advogados, que defende a chapa “Toron e Rosana União Para Mudar”.

Segundo a decisão, a chapa de Toron conseguiu demonstrar que o candidato da situação, Marcos da Costa, está enviando e-mails aos advogados e escritórios de advocacia com informações sobre a campanha. Para a desembargadora, isso “demonstra que os demais candidatos da oposição devem ter acesso aos endereços eletrônicos dos advogados inscritos na OAB, Secção São Paulo”. Consuelo afirmou ainda que apenas dessa maneira “estará sendo garantida a igualdade de condições entre os candidatos, o que trará maior lisura ao pleito que ocorrerá no próximo dia 29 de novembro”.

O acesso à lista de e-mails dos advogados da seccional paulista tem sido disputado na Justiça entre as chapas de oposição e situação. Na quinta-feira (22/11), a OAB-SP reverteu liminar concedida pela Justiça Federal que garantia à chapa do candidato Ricardo Sayeg acesso à lista de e-mails dos advogados inscritos na entidade.

Clique aqui para ler a decisão.

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 27 de novembro de 2012, 20h59

Comentários de leitores

16 comentários

Deu na Folha II

Marcos Alves Pintar (Advogado Autônomo - Previdenciária)

(continuação)
"OUTRO LADO
.
Um dos sócios da HKL, Horst Loeck Junior disse que não podia comentar o caso porque tem contrato de confidencialidade com a OAB-SP.
.
O presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, e o candidato Marcos da Costa não se manifestaram. A assessoria confirmou que a HKL presta serviços para a OAB." (fonte: http://www1.folha.uol.com.br/poder/1192342-policia-liga-e-mails-de-campanha-a-empresa-do-portal-da-oab-sp.shtml).

Deu na Folha

Marcos Alves Pintar (Advogado Autônomo - Previdenciária)

"A Polícia Civil descobriu que a empresa que disparou e-mails de caráter difamatório contra o advogado Alberto Toron é a mesma que fez o portal da OAB-SP.
.
Toron é candidato da oposição à presidência da OAB-SP. As eleições serão amanhã.
.
Os e-mails diziam que Toron era marqueteiro e aproveitara o mensalão para fazer campanha --conteúdo que ele considerou difamatório. Um deles chama o candidato de "maconheiro".
.
Os trechos que tratam Toron como marqueteiro foram retirados de um comentário feito num site jurídico por Alexandre Brecailo, presidente da comissão de visitas e recepção da OAB-SP.
.
A empresa que disparou os e-mails com os comentários chama-se HKL Informática, que também registrou dois sites de Marcos da Costa, segundo a polícia.
.
Brecailo tentou, sem sucesso, interromper a investigação por meio de um habeas corpus. Como o pedido foi negado pelo Tribunal de Justiça, recorreu ao STJ (Superior Tribunal de Justiça). O pedido ainda não foi julgado.
.
Ele diz que quer parar a investigação porque o delegado Rodolpho Chiarelli Jr. incluiu um crime que não faz parte do inquérito (estelionato) para quebrar o seu sigilo.
.
Brecailo afirma não ter interesse em interromper a investigação sobre os e-mails. "Escrevi os comentários no [site] 'Consultor Jurídico', mas não mandei os e-mails."
No despacho que negou o habeas corpus para interromper a investigação, a juíza Cynthia Maria Sabino da Silva não cita o crime de estelionato em nenhum momento.
.
(continua)

Sei...

Brecailo (Advogado Autônomo - Consumidor)

O CANDIDATO QUE FOI DEMITIDO DA PUC POR JUSTA CAUSA, muda de opinião conforme o vento. Quando era pré-candidato escreveu que é a favor dos escritórios estrangeiros, no site é contra, e nos debates diz que é a favor. Esqueçam o que escrevi, falei, enfim, sofram de AMNÉSIA.

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 05/12/2012.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.