Notícias
16 março 2010
Exibições no Youtube
MTV cobra direitos autorais do Google por vídeos
A emissora MTV Brasil, em notificação extrajudicial feita na semana passada, pediu ao Google o pagamento dos direitos autorais dos vídeos da emissora publicados no YouTube. A emissora quer ainda que, enquanto não receber pelo conteúdo, os vídeos de sua propriedade sejam retirados do site. A informação é do site G1.
Em comunicado oficial, divulgado nesta segunda-feira (15/3), o Google evitou entrar em detalhes sobre o caso, mas afirmou que “existem diversas ferramentas de tecnologia de ponta que permitem identificar e controlar conteúdos proprietários no YouTube”. Segundo a empresa, as ferramentas estão disponíveis a parceiros em todo o mundo. No Brasil, o Google tem parceria com algumas emissoras de TV para veiculação de conteúdo.
De acordo com a Assessoria de Imprensa da emissora, não se sabe ao certo quantos vídeos seus estão no site. Na notificação, a emissora pede que seja feito o levantamento desse conteúdo e o pagamento pelos direitos. A MTV afirma que já havia tentado uma conversa com o Google sobre o assunto, mas, sem resultado, decidiu tomar uma “atitude mais ríspida”.
O Google declarou que está à disposição para diálogo com a MTV para orientar os profissionais a utilizar as ferramentas ou mesmo estabelecer uma parceria entre as empresas. O comunicado ressaltou que o Google “respeita e trata com seriedade a questão de proteção aos direitos autorais e sempre trabalhou de acordo com as leis locais vigentes”.
Revista Consultor Jurídico, 16 de março de 2010
Arquivo
Leia também: Textos relacionados
- 10/01/2010 Provedor não é responsável pelo conteúdo de e-mails enviados
- 01/12/2009 Leis na internet têm de garantir novos direitos, diz advogado
- 25/08/2009 Advogados pedem mais mudanças na nova lei de propriedade intelectual
- 12/08/2009 DEM se livra de pagar indenização para Milton Nascimento e Wagner Tiso
- 06/06/2009 Google tem de indenizar procurador por vídeo postado no YouTube
- 09/03/2009 YouTube vai bloquear vídeos de músicas para usuários do Reino Unido
Comentários
Comentários de leitores: 1 comentário
MTV-Didin
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 24/03/2010.