Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Sem salto-alto

Tribunais superiores vão julgar durante jogos da Copa

Por 

Enquanto o país inteiro estará diante de um aparelho de TV no próximo dia 15 de junho, os ministros da 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça estarão julgando. O presidente da Turma, ministro Humberto Martins, já publicou a pauta da sessão que ocorre durante a estreia do Brasil na Copa do Mundo da África do Sul.

A sessão está marcada para começar às 14h. O Brasil joga contra a Coreia do Norte a partir das 15h30. Os ministros vão julgar pelo menos cinco processos, três de relatoria do ministro Castro Meira e dois relatados por Herman Benjamim e Mauro Campbell Marques. A 2ª Turma do STJ é composta por cinco ministros e julga matérias de Direito Público.

No calendário das sessões do STJ, no site do tribunal, ainda não foram publicadas as pautas das outras cinco turmas, mas o previsto é que todas elas trabalhem. Segundo a assessoria de comunicação do STJ, é pouco provável que as sessões sejam suspensas por causa dos jogos da Copa. Se a seleção brasileira avançar na competição, a partir de julho, os ministros já estarão em recesso. Em jogos mundiais anteriores, o expediente foi “normal” nos dias dos jogos da seleção.

No Supremo Tribunal Federal, as terças-feiras são reservadas para as sessões das duas turmas, compostas de cinco ministros cada. De acordo com a assessoria de comunicação do Supremo, até o momento, as sessões do tribunal, tanto do Plenário (quartas e quintas) como das turmas, estão mantidas nos dias e horários oficiais.

As duas turmas se reúnem no 4º andar do Anexo II, e os julgamentos começam sempre às 14h. Diferentemente do que ocorre com o Plenário, as pautas da 1ª e da 2ª Turma do STF não são publicadas no site. Geralmente são afixadas em um mural com poucas horas de antecedência.     

No Tribunal Superior do Trabalho, a sessão prevista para o dia da estreia do Brasil é da Seção de Dissídios Individuais-II. A sessão está confirmada para as 9h, com previsão de término às 13h. Conhecido pela sigla SDI-II, o órgão é composto por dez ministros e julga Ações Rescisórias, Mandados de Segurança e Habeas Corpus. Normalmente, as pautas de processos que vão a julgamento nos órgãos do TST são divulgadas no site do tribunal com uma semana de antecedência. No dia do último jogo do Brasil na primeira fase da Copa, contra Portugal, o expediente no TST será normal. A partida do dia 25 de junho, às 11h, será a segunda em um dia útil. O jogo anterior, contra a Costa do Marfim, acontece no dia 20, um domingo.

Clique aqui para ver a pauta da 2ª Turma do STJ.

 é correspondente da Consultor Jurídico em Brasília.

Revista Consultor Jurídico, 19 de maio de 2010, 5h54

Comentários de leitores

1 comentário

Duvido

Advi (Bacharel - Tributária)

Inicialmente gostaria de pedir perdão pela minha convicção, já que nem conheço os ministros que supostamente irão julgar durante os jogos do Brasil.
.
Mas, num país como o Brasil, em que futebol é uma verdadeira paixão, em que as pessoas se reúnem com amigos ou família para torcer juntos, não dá para acreditar.
.
Não interessa se estamos de acordo com a escalação do Dunga, torcer pelo Brasil na Copa é um EVENTO SOCIAL. Pode ser em casa com a família, no bar com os amigos, ou no cinema com óculos 3D, é da nossa cultura parar para assistir os jogos. Faz parte de ser brasileiro.
.
Por outro lado, sei que esta minha dúvida não poderá ser sanada, já que também não conheço ninguém disposto a percorrer os tribunais durante os jogos do Brasil só para ver se os ministros estão realmente julgando.

Comentários encerrados em 27/05/2010.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.