Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Eleição adiada

STJ adia escolha de lista tríplice

O Pleno do Superior Tribunal de Justiça adiou a escolha dos candidatos à vaga da ministra Denise Arruda. A escolha dos integrantes da lista tríplice não aconteceu nesta quinta-feira (13/5) porque o ministro Castro Meira não pode comparecer à sessão, por um problema familiar. Os ministros preferiram fazer a eleição com a composição completa: 27 ministros.

Ao todo, 48 desembargadores se inscreveram para concorrer à vaga. O tribunal que mais encaminhou candidatos à vaga foi o de São Paulo, oito ao todo, seguido pelo de Minas Gerais, com seis magistrados. Da corte maranhense, quatro integrantes enviaram currículos.

Os estados do Paraná, Pernambuco e Rio de Janeiro têm três representantes cada. Os do Acre, Amazonas, Bahia, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina apresentaram, individualmente, dois desembargadores. Os demais tiveram apenas um magistrado concorrendo. Apenas o Distrito Federal e o Espírito Santo não têm representantes. Com informações da Assessoria de Imprensa do STJ.

Revista Consultor Jurídico, 13 de maio de 2010, 18h43

Comentários de leitores

3 comentários

Magistratura estadual

Guilherme Ribas (Outros)

A vaga da Min. Denise Arruda é asseguradamente da magistratura estadual, uma vez que ela é oriunda dessa classe. Agora, poderiam os Ministros aproveitarem e elegerem outro membro da magistratura estadual paranaense, porque temos poucos representantes do Paraná nos Tribunais Superiores (no STJ, agora só o Min. Felix Fischer).

Vaga de Magistrado

Waltenberg Junior (Juiz Estadual de 2ª. Instância)

Advogado ou membro do Ministério Público que integra Tribunal pelo quinto é Magistrado, e nesta qualidade pode integrar legitimamente qualquer tribunal. Não é a forma de investidura que o qualifica, ou desqualifica.
O que se impõe, com urgência, é reforma constitucional que reserve uma vaga, nos tribunais superiores, a cada um dos estados da Federação, como ocorre no Senado.

Vaga de Magistrado

Cidadã brasileira (Funcionário público)

Sugiro aos magistrados de carreira que se mobilizem para exigir que a vaga deixada pela min. Denise Arruda no STJ seja ocupada por magistrado de carreira. Chega do golpe do quinto, conforme denunciou a ministra Eliana Calmon. Não quero desrespeitar ninguém e peço desculpas antecipadamente caso o faça involuntariamente. O quinto é constitucional e deve ser respeitado. Mas advogado que virou desembargador pelo quinto entrar em tribunal superior na vaga de magistrado é "jeitinho".

Comentários encerrados em 21/05/2010.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.