Notícias
10 setembro 2009
Carta aberta
Polícia Federal quer autonomia administrativa
A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) divulgou carta aberta que resultou da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, em Brasília. Nela, a associação afirma que só com autonomia institucional, a Polícia Federal pode cumprir suas funções com imparcialidade e eficiência. E pediu a regulamentação por meio de uma lei orgânica.
Com a autonomia funcional e administrativa, a ADPF acredita que a Polícia Federal ser verá livre de “intermpéries do poder e de governantes no combate à criminalidade organizada, à corrupção e à impunidade neste país”. Para a associação, não adianta o “discurso vazio de prioridade para as ações de segurança, quando isso não se revela em práticas de investimento”.
Segundo a ADPF, a Polícia Federal sofre com o contingenciamento de recursos orçamentários, financeiros e limitações de empenho. Além disso, com a falta de autonomia gerencial, que impede que o órgão promova seus próprios concursos, a PF não tem conseguido atuar adequadamente nos postos de fronteiras terrestres, marítimos, aeroportuáreos.
Clique aqui para ler a carta.
Revista Consultor Jurídico, 10 de setembro de 2009
Arquivo
Leia também: Textos relacionados
- 09/09/2009 PF faz operação contra roubo de cargas e arrombamento de cofres
- 06/09/2009 Crimes contra o INSS se vinculam a outros delitos, afirma PF
- 06/09/2009 Uma em cada cinco operações da PF são contra crimes previdenciários
- 02/09/2009 Protógenes vai responder mais um processo administrativo na PF
- 02/09/2009 PF tenta prender acusados de fraudar seguro-desemprego
Comentários
Comentários de leitores: 2 comentários
Tralha
E eu quero ser presidente do Brasil!
Os políticos não querem uma polícia boa pois pode acabar prendendo eles né? duhhhh...
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 18/09/2009.