Notícias
22 outubro 2009
Conduta incompatível
CNMP suspende procurador de Justiça do MP do Acre
O Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) decidiu, por unanimidade, suspender por 45 dias o procurador de Justiça do Ministério Público do Acre, Williams João Silva. A pena foi aplicada em decorrência de conduta incompatível com o exercício do cargo e pelo descumprimento de dever funcional.
O procurador de Justiça, que é dono de uma fazenda no município de Sena Madureira (AC), destruiu e danificou, em 2003 e 2004, floresta primária e espécies de flora nativa (castanheiras e seringueiras) protegidas por lei, localizadas em área vizinha pertencente a outro proprietário. Além disso, desmatou floresta de preservação permanente, às margens do igarapé Iquiri, de acordo com fiscalização feita por agentes do Instituto do Meio Ambiente do Acre (IMAC). Os atos ocorreram sem autorização dos órgãos de proteção ambiental.
Conforme relatório da comissão processante instaurada pelo CNMP, Williams João Silva fez, ainda, uso de papel timbrado do Ministério Público do Acre para emitir recibos de pagamentos de roçadas e derrubadas de matas em suas propriedades.
Segundo o relator do processo disciplinar, conselheiro Sérgio Feltrin, o procurador deve ser punido “pelas infrações caracterizadas como violadoras de vedação legal e pelo descumprimento do dever funcional de manter, pública e particularmente, conduta ilibada e compatível com o exercício do cargo, nos termos do artigo 54, I e VI, 'a' da Lei Complementar 08/83 do Estado do Acre e artigo 43, I da Lei 8.625/93”.
O CNMP determinou, também, que o procurador de Justiça tenha, durante os 45 dias de sanção, suspensos os direitos e vantagens decorrentes do exercício do cargo.
Originalmente instaurado no MP-AC, o processo disciplinar que investigou a atuação de Williams João Silva foi avocado pelo CNMP, devido a ausência de quórum de votação no Conselho Superior do Ministério Público local. Com informações da Assessoria de Imprensa do MP-AC.
Revista Consultor Jurídico, 22 de outubro de 2009
Arquivo
Leia também: Textos relacionados
- 21/10/2009 MPF-PA tenta suspender criação de gado em unidade de conservação
- 21/10/2009 CNMP regulamenta tramitação de remoção compulsória de promotores
- 19/10/2009 CNMP pode invalidar pós na contagem de prática jurídica para concurso
- 19/10/2009 PGR é contra exercício da advocacia por servidores do MP
- 19/10/2009 MPF move ação contra faculdade de Bauru que alterou sistema de notas
- 14/10/2009 CNMP determina fim de gratificação paga a membros do MP-SP
- 13/10/2009 CNMP muda Regimento para poder fazer inspeção em MPs sempre que quiser
- 09/10/2009 PGR envia ofício ao Senado com nomes de indicados ao CNMP
- 02/10/2009 CNMP determina reabertura de prazo para recursos das provas no MP-PE
- 30/09/2009 CNMP suspende contrato de consultoria do Ministério Público do Piauí
Comentários
Comentários de leitores: 1 comentário
Parabéns ao CNMP!
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 30/10/2009.