Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Contribuinte virtual

Receita permitirá agendar atendimento pela internet

A Receita Federal do Brasil está prestes a colocar no ar um sistema de agendamento eletrônico que permitirá aos contribuintes escolher, pela internet, a hora, a data e o local do atendimento nos Centros de Atendimento ao Contribuinte. Está prevista também a possibilidade de o contribuinte sair mais rapidamente da malha fina. Hoje, ele precisa esperar que a própria Receita faça a notificação. As informações são da Agência Brasil.

Será possível agendar o atendimento e escolher o serviço. O usuário precisará ter uma senha para acessar as informações que estão na base de dados da Receita, para saber se existe algum problema.

Desde março, um serviço permite que as pessoas físicas e jurídicas pesquisem sua situação fiscal e eventuais pendências com o fisco. Um passo-a-passo mostra como regularizar a situação. O serviço gera relatórios que incluem débitos com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. Para fazer a pesquisa, é necessário um código de acesso ou certificado digital, gerado na própria página da Receita, a partir da informação do CPF, da data de nascimento e do número do recibo da declaração do Imposto de Renda.

Em março, a Receita Federal havia informado que testava o novo sistema informatizado de “malha fina”. O objetivo da inovação é evitar que uma pessoa tenha a declaração retida em malha várias vezes sem que tenha cometido qualquer infração.

Revista Consultor Jurídico, 23 de maio de 2009, 8h23

Comentários de leitores

1 comentário

Serviço da Receita

Clayton Braga Nogueira (Prestador de Serviço)

Prezados Srs.
Trabalho em ewscritorio de contabilidade ligado a area de processos de legalização de empresas, alterações cadastrais e baixa das mesmas
Sugestiono que a criação da codigo de acesso para ter acesso as pendencias fiscais e cadastrais da empresa foi um grande avanço sendo que ainda para as empresas terem acesso as pendencias cadastrais da Receita Previdenciaria ex INSS, tem que cadastrar uma senha nas unidades de atendimento da Receita Federal.
Sugentiono para as empresas optantes pelo Simples Nacional que o codigo de acesso para ao Simples Nacional sirva para acessar os demais sistemas da Receita Federal e previdenciaria com uma unica senha para facilitar a vida dos escritorios de contabilidade não ter numeros diferentes de senhas para diversos sistemas

Comentários encerrados em 31/05/2009.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.