Notícias
9 dezembro 2009
Imposto de Renda
Operação desarticula fraudadores de restituição
Uma ação conjunta entre Ministério Público Federal, Polícia Federal e Receita Federal do Brasil desarticulou, na manhã desta quarta-feira (9/12), uma quadrilha acusada de fraudar declarações do Imposto de Renda. Durante a operação denominada DIRF foram cumpridos onze mandados de busca e apreensão, sendo oito em São Paulo e três em Belém, expedidos pela 3ª Vara Criminal da Justiça Federal.
As investigações identificaram um esquema fraudulento de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física, referente aos exercícios de 2001 a 2008. A fraude tinha como objetivo a obtenção de restituições através da inserção de despesas médicas e pensões alimentícias fictícias nas declarações de ajuste anual dos contribuintes envolvidos.
O esquema era formado por um contador que atuava na cidade de Belém e por escritórios de contabilidade de São Paulo. Além de enviar a declaração do exercício corrente, muitas vezes os responsáveis pela fraude efetuavam a retificação das declarações entregues em anos anteriores, para que o contribuinte obtivesse significativo aumento da restituição.
Todas as declarações de contribuintes do estado do Pará, identificadas no esquema, foram retificadas com mudança de endereço para o estado de São Paulo, concentrando-se em apenas três endereços em Osasco e na Lapa.
A Receita Federal do Brasil apurou que os participantes teriam lesado os cofres públicos em cerca de R$ 2,5 milhões, apenas no estado do Pará. Com informações da Assessoria de Imprensa da Receita Federal do Brasil.
Revista Consultor Jurídico, 9 de dezembro de 2009
Arquivo
Leia também: Textos relacionados
- 08/12/2009 Comissão do Senado aprova flexibilização de Responsabilidade Fiscal
- 29/11/2009 STJ absolve diretores de banco paraguaio acusados de evasão na fronteira
- 27/11/2009 TRE-TO julga mais de cem representações sobre doações ilegais
- 26/11/2009 Suspensa liminar que garantia aposentadoria especial a auditor fiscal
- 26/11/2009 TST define guia de recolhimento para ação anulatória de débito fiscal
- 25/11/2009 Projeto que combate crime financeiro não é suficiente, dizem entidades
Comentários
Comentários de leitores: 0 comentários
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 17/12/2009.