Notícias
27 agosto 2009
Laicidade da estrutura
Para Tarso, acordo com Vaticano é constitucional
O ministro da Justiça, Tarso Genro, afirmou nesta quinta-feira (27/8) que a assinatura de um acordo internacional entre o governo brasileiro e o Vaticano é constitucional e que não contraria o preceito de que o Estado é laico. De acordo com o ministro, o “acordo afirma a laicidade da estrutura constitucional do país”. A notícia é da Agência Brasil.
O projeto de decreto legislativo que permite a assinatura do acordo foi aprovado na quarta-feira (26/8), pela Câmara dos Deputados, e agora segue para apreciação do Senado. “Eu participei da discussão [sobre o acordo], e não há nele qualquer tipo de privilégio que não seja considerado um direito universal de qualquer igreja reconhecida no país”, disse Tarso Genro, durante café da manhã com jornalistas, no Ministério.
O acordo com o Vaticano estabelece o direito da Igreja Católica de desempenhar sua missão apostólica, observado o ordenamento jurídico brasileiro, e reafirma a personalidade jurídica desta igreja e de todas as instituições eclesiásticas, desde que não contrariem o sistema constitucional brasileiro.
O texto também reconhece o patrimônio histórico, artístico e cultural da Igreja Católica como parte do patrimônio cultural brasileiro e estabelece que, em reconhecimento ao direito de liberdade religiosa, o Brasil reafirma que respeita a importância de garantir, nas escolas, o ensino religioso católico, e de outras religiões, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do país. (Clique aqui para ler mais na ConJur).
Revista Consultor Jurídico, 27 de agosto de 2009
Arquivo
Leia também: Textos relacionados
- 13/08/2009 Acordo entre Brasil e Vaticano é aprovado em comissão da Câmara
- 03/01/2009 Vaticano revoga adoção automática de leis italianas
- 14/05/2008 Igreja anula casamento e livra italiano de pensão
- 12/04/2008 Governo não pode patrocinar evento religioso
- 23/02/2008 Juiz italiano se recusa a julgar em sala com crucifixo
Comentários
Comentários de leitores: 1 comentário
Acordo com Vaticano
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 04/09/2009.