Notícias
30 junho 2008
Caráter alimentar
Suspensão de auxílio-doença depende de processo administrativo
Para a suspensão do benefício de auxílio-doença, é necessária a instauração de procedimento administrativo a fim de evitar atuação arbitrária da Administração. O entendimento unânime é da 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, que negou recurso ajuizado pelo INSS contra o beneficiário Manoel Pedrosa Neto.
O INSS alegou que o benefício recebido por Pedrosa Neto é temporário e sua cessação depende apenas de perícia médica conclusiva da sua recuperação. Sustentou, ainda, que o beneficiário não compareceu à perícia médica designada, tendo o benefício sido suspenso.
De acordo com o relator, ministro Napoleão Nunes Maia Filho, o segurado em gozo de auxílio-doença deverá se submeter à inspeção de saúde, que poderá apresentar as seguintes conclusões: continuação das condições geradoras de benefício, permanecendo o seu tratamento e o pagamento; incapacidade de se recuperar para qualquer atividade, com concessão de aposentadoria por invalidez; e habilitação para desempenho da mesma atividade, ou de outra, sem redução da capacidade laborativa, cessando o pagamento do auxílio-doença.
“O auxílio-doença somente poderá ser cancelado pelo INSS nessas situações legalmente determinadas. Não estando a hipótese dos autos (ausência do segurado na perícia médica) incluída nesse rol, a decisão de suspensão do benefício deverá ser precedida de regular procedimento administrativo”, afirmou o ministro.
O ministro ressaltou, ainda, que deve ser repelido o cancelamento abrupto de benefício previdenciário por se tratar de verba de caráter alimentar, sob pena de comprometimento da própria subsistência do segurado.
REsp 1034611
Revista Consultor Jurídico, 30 de junho de 2008
Arquivo
Leia também: Textos relacionados
- 05/04/2008 Doença pré-existente não impede reingresso no INSS
- 27/01/2008 INSS deve pagar pensão enquanto durar incapacidade
- 26/11/2007 Auxílio-doença não interrompe prazo de prescrição
- 05/10/2007 Auxílio-doença não barra prazo de reclamar direitos
- 18/09/2007 Patrão não deve 15 primeiros dias de auxílio-doença
- 12/09/2007 LER constatada após demissão dá direito a estabilidade
- 03/05/2007 Trabalhador pode acumular aposentadoria e auxílio-acidente
Comentários
Comentários de leitores: 1 comentário
Gostaria de saber se os peritos do INSS teêm po...
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 08/07/2008.