Disputa por cargo

TSE arquiva pedido de vereador para comandar prefeitura

Autor

10 de janeiro de 2008, 23h01

Medida Cautelar não deve ser cogitada contra ato singular da presidência do Tribunal. A partir deste entendimento, o ministro Arnaldo Versiani, do Tribunal Superior Eleitoral, arquivou pedido em que o vereador Valderico Pereira de Andrade queria a sua manutenção no cargo de prefeito de Ipiaçu (MG). A decisão mantém o atual presidente da Câmara de Vereadores no cargo em disputa.

Andrade assumiu a prefeitura, em maio de 2007, em virtude do afastamento do prefeito eleito Elizeu Francelino de Oliveira e de seu vice, acusados de compra de votos. Na ocasião, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais determinou a realização de novas eleições e a posse do presidente da Câmara Municipal.

Mas, uma nova decisão do Tribunal, em novembro de 2007, designou que o novo presidente da Câmara, Divino Alves da Costa, assumisse o cargo, a partir do dia primeiro deste ano.

Em disputa pelo cargo, Andrade entrou com a MC no TSE, sustentando que está na condição de prefeito por ordem judicial e que não pode ser revogada por ato administrativo de presidente de Legislativo.

Na ação, Andrade sustentou que a convocação dos vereadores de Ipiaçu para a posse de um novo prefeito, em função da troca de comando na Câmara, causaria “insegurança jurídica”. O prefeito também argumentou que a Câmara não tem poderes para trocar o prefeito, que foi nomeado por ordem judicial.

No entanto, o ministro Arnaldo Versiani negou o pedido. “não há que se cogitar de Medida Cautelar contra ato singular da presidência do Tribunal”, disse o ministro.

MC 2.287

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!