Notícias
14 setembro 2007
Avanço humanitário
Suprema Corte pede redução de pena de morte na China
O número de pessoas condenadas à morte na China deve ser reduzido. A Suprema Corte do país recomendou aos juízes dos tribunais que sejam mais criteriosos na hora de aplicar penas de morte. A decisão foi anunciada na sexta-feira (14/9) e repercute nas agências de notícias internacionais.
A ordem é mais um esforço de Pequim para reduzir o uso da pena capital no país. Calcula-se que o Estado chinês execute mais prisioneiros do que todos os outros países juntos. A Suprema Corte orientou os juízes a serem mais lenientes com assassinos que colaborarem com as investigações e com autores de crimes do colarinho branco que ajudem a recuperar o dinheiro que roubaram.
“A pena capital deve ser reservada somente a um grupo extremamente restrito de criminosos graves”, diz uma nota publicada na página da Suprema Corte na internet. A orientação foi repassada às cortes provinciais na quarta-feira (12/9), diz a nota. O texto não foi divulgado na íntegra.
Entre as medidas, está a expedição do embargo da execução por dois anos — uma pena normalmente comutada à prisão perpétua em casos de bom comportamento na prisão.
Apesar de pedir um uso mais criterioso da sentença de morte, a Suprema Corte ainda defende a medida. “Nós devemos punir e cumprir a sentença de morte em casos de crimes hediondos, com evidências incontestáveis de graves conseqüências sociais”, diz o texto.
A China não divulga oficialmente os dados referentes à pena de morte. Segundo a Anistia Internacional, a China executou 1.770 detentos em 2005, cerca de 80% do total mundial naquele ano. Mas acredita-se que o número seja ainda maior.
Em novembro do ano passado, entrou em vigor uma lei que exige a aprovação da Suprema Corte a qualquer execução ordenada por outros tribunais do país. Durante os 23 anos, a palavra final sobre a pena de morte coube aos tribunais provinciais.
Revista Consultor Jurídico, 14 de setembro de 2007
Arquivo
Leia também: Textos relacionados
- 22/08/2007 Estado do Texas executa preso número 400 nesta quarta
- 16/08/2007 Extradição só é possível se país vive Estado de Direito
- 08/07/2007 Dakota do Sul faz a sua primeira execução em 60 anos
- 23/05/2007 Políticas do medo geram abusos dos direitos humanos
- 23/04/2007 Iraque é o quarto país que mais condena à morte
- 13/03/2007 China se compromete a reduzir execuções mas não muda lei
Comentários
Comentários de leitores: 2 comentários
Logo logo vão perceber que a criminalidade vai ...
Tenho a certeza que a corrupção, ou melhor, os ...
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 22/09/2007.