Notícias
10 setembro 2007
Prerrogativa de função
Advogada condenada por seqüestro ficará em cela especial
A advogada Ana Cristina Ribeiro Wright, condenada a 12 anos de reclusão em regime fechado por seqüestro, deve ser transferida para uma sala de Estado Maior. Na falta da sala, deverá ir para seu domicílio. A decisão é da 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça.
Integrante de uma organização criminosa, Ana Cristina estava presa em cela comum da Penitenciária Feminina do Estado de São Paulo. O mesmo pedido dirigido ao STJ já tinha sido negado na primeira e na segunda instâncias.
O relator, ministro Paulo Gallotti, certificou-se de que Ana Cristina está regularmente inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil. Ao conceder o Habeas Corpus, o ministro ressaltou que o Supremo Tribunal Federal declarou a constitucionalidade do inciso V, do artigo 7º, do Estatuto dos Advogados. Houve o reconhecimento de que, antes do trânsito em julgado da sentença condenatória, o advogado tem a prerrogativa de ser recolhido em sala de Estado Maior ou, na sua falta, em prisão domiciliar.
A decisão do STF define que sala de Estado Maior é qualquer sala nas dependências de Comando das Forças Armadas (Exército, Marinha ou Aeronáutica) ou Auxiliares (Polícia Militar ou Corpo de Bombeiros). Caso não exista uma específica para o cumprimento de prisão, o comandante pode escolher qualquer sala nas dependências do pavilhão para esse fim.
HC 45.393
Revista Consultor Jurídico, 10 de setembro de 2007
Arquivo
Leia também: Textos relacionados
- 04/09/2007 Prisão especial não atende prerrogativa do Estatuto
- 04/07/2007 Ellen Gracie mantém advogado preso em cela comum
- 18/04/2007 Comissão de Prerrogativas da OAB agiu em tempo recorde
- 15/03/2007 Advogado preso na cadeia pede prisão domiciliar
- 08/03/2007 Advogada de Marcola vai para prisão domiciliar
- 05/02/2007 Advogado acusado de ajudar PCC não vai sair da prisão
- 18/01/2007 Supremo nega Habeas Corpus a advogada de Marcola
- 17/01/2007 Advogada de Marcola pede Habeas Corpus no Supremo
- 18/12/2006 Advogado acusado de homicídio não será transferido
- 13/12/2006 Advogado consegue ordem para ficar em prisão domiciliar
Comentários
Comentários de leitores: 5 comentários
No brasil todo mundo sabe que o crime compensa.
Eu me pergunto o porquê de uma pessoa que possu...
Sem dúvida essa maldição do privilégio precisa ...
Ver todos comentários
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 18/09/2007.