Notícias
8 março 2006
Elas estão chegando
Mulheres conquistam espaço e poder no mundo Jurídico
Em 8 de março o mundo inteiro se reúne para comemorar o dia da mulher. O objetivo é chamar a atenção para seu papel na sociedade e lembrar a luta pela igualdade. Hoje, a Comunidade Jurídica também pode se reunir para festejar. Dados divulgados pela OAB e pelo MP mostram que cresceu o número de mulheres que atuam na Justiça.
Na advocacia, por exemplo, no ano de 2005, dos 143 mil bacharéis que se tornaram advogados, 44% eram mulheres. Um aumento de 4%, se comparado com o ano de 2002.
Para o ano de 2006, as expectativas são positivas. De acordo com dados do Cadastro Nacional dos Advogados, somente nos dois primeiros meses do ano, do total de 14 mil profissionais que ingressaram na carreira, 6 mil são mulheres — um percentual de 43%.
Segundo dados da Assessoria de Comunicação da OAB Federal, até dezembro de 2005, o Brasil contava com 312.734 advogados homens e 248.085 mulheres, totalizando 560.809 profissionais.
Advogados no Brasil | |||
Total | Homens | Mulheres | % de Mulheres |
560.809 | 312.734 | 248.085 | 44 |
Nas maiores bancas do pais, que escolhem seus dirigentes pelo voto, é cada vez maior o número de mulheres no comando. Um exemplo é o escritório paulista Leite, Tosto e Barros Advogados Associados. O Conselho Gestor do escritório acaba de eleger três novas sócias: Luciana Arduim Fonseca, Cristina Alckmin Lombardi e Flávia Faggion Bortoluzzo. Agora, cinco dos 16 sócios são mulheres. No escritório Pompeu, Longo, Kignel & Cipullo, seis dos 17 sócios são mulheres - um número considerável para uma área onde os até o nome dos escritórios tem predominância masculina.
Priscyla Costa é repórter da revista Consultor Jurídico
Revista Consultor Jurídico, 8 de março de 2006
Comentários
Comentários de leitores: 3 comentários
As mulheres não dominam o mundo, uma vez que já...
LUIZ COSTA - Acho importante que as mulheres ga...
Em nosso Escritório também as mulheres formam a...
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 16/03/2006.