Notícias
1 agosto 2006
Perda de visão
Trabalhadora rural tem garantido auxílio-acidente desde 1991
O INSS deve conceder auxílio-acidente para uma agricultora. A 3ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Santa Catarina mandou o órgão pagar o benefício a partir de 1991, quando aconteceu o acidente. Cabe recurso.
De acordo com os autos, Hélia Maria Mocellin plantava mudas de fumo quando a ponta da faca escapou e atingiu o seu olho esquerdo. Ela perdeu a visão. Perícia médica constatou que a sua capacidade de trabalhar foi prejudicada. Ela recorreu à Justiça para pedir danos morais e o auxílio-acidente.
Em primeira instância, o pedido foi negado. O juiz entendeu que os requisitos para a concessão do benefício não foram preenchidos. A trabalhadora recorreu ao TJ. A 3ª Câmara condenou o INSS ao pagamento do auxílio-acidente desde 2001, acrescidos de juros e correção monetária.
Segundo o desembargador Luiz César Medeiros, o pedido de indenização por danos morais não foi analisado. Motivo: não foi renovado o pedido no recurso ajuizado no TJ-SC.
AC 2005.008186-1
Revista Consultor Jurídico, 1º de agosto de 2006
Arquivo
Leia também: Textos relacionados
- 02/05/2006 MP não pode propor ação para garantir auxílio-acidente
- 27/04/2006 Aposentado tem o direito de receber auxílio-acidente
- 11/01/2006 Auxílio-acidente é dado com apresentação de laudo pericial
- 11/01/2006 Auxílio-acidente pode ser cumulado com a aposentadoria
- 30/06/2005 Dano moral no trabalho é de competência trabalhista
- 24/05/2005 Dano moral em acidente de trabalho divide TST
- 23/08/2002 STJ manda INSS pagar indenização para cozinheiro
Comentários
Comentários de leitores: 0 comentários
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 09/08/2006.