Sistema interligado

Tribunais firmam convênio de integração de informática

Autor

18 de abril de 2006, 15h45

Os tribunais de Justiça do Distrito Federal, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Tocantins firmarão um Convênio de Integração e Interligação na área de informática na próxima quarta-feira (19/4), às 10h. O convênio é resultado do trabalho da Comissão de Informática dos Tribunais de Justiça, criada no ano passado pelo Colégio Permanente de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil.

O objetivo principal da comissão de informática dos Tribunais de Justiça é estabelecer caminhos para uma futura integração das ferramentas tecnológicas nesses tribunais, o que, acredita-se, irá acarretar uma melhoria dos serviços prestados à população, além de propiciar uma economia de recursos públicos.

A partir de um diagnóstico geral da informatização dos tribunais, cada comissão regional pretende estabelecer caminhos para padronizar uma futura integração de dados.

O convênio irá possibilitar uma integração de dados e a implantação de gestões informatizadas aos tribunais conveniados, a partir da utilização da plataforma de dados básica do Sistema Justiça Moderna desenvolvido pelo do TJ-DF. Os tribunais poderão fazer as adaptações necessárias à realidade de cada um.

Todas as adaptações terão de ser repassadas para o conjunto dos tribunais, e entregues ao grupo gestor conjunto, formado por um juiz e um técnico de informática de cada tribunal parceiro. O grupo gestor conjunto será responsável pela análise dos trabalhos e pelo registro dos softwares criados, em nome da União Federal. O próprio sistema Justiça Moderna, após concluído, será registrado em nome da União Federal, sob a responsabilidade do Tribunal de Justiça do DF.

Um outro benefício do convênio é a implantação por todos os tribunais envolvidos do Projeto Ordem, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Mato Grosso. Trata-se de uma metodologia internacional de organização de métodos de trabalho, que foi adaptada ao sistema cartorário, gerando maior produtividade às rotinas.

O grupo de tribunais de justiça conveniados está aberto à participação de outros órgãos do Poder Judiciário e integrantes do processo judicial, como o Ministério Público, Polícia Militar e Civil, Defensorias Públicas, entre outros que, caso interessados, podem participar do projeto.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!