Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Culpa da imprensa

Leia a íntegra da ação do PT contra a revista Veja

Por 

 

A revista Veja vem repetindo capas sucessivas atingindo a imagem e o nome do PT, constituindo robusto conjunto de ofensas, formando sucessão de ações claramente destinas a grafar negativamente a imagem do Partido e seus militantes, sem apego concreto com a realidade. Essa é, em resumo, a acusação que o Partido dos Trabalhadores faz à revista Veja na ação em que pede à Justiça indenização por danos morais.

 

 

 

Na ação, assinada pelo advogado Joel Toledo de Campos Mello Filho, são apontadas as oito reportagens de capa que provocaram a indignação do partido: 

 

 

1)  O PT DEIXOU O BRASIL MAIS BURRO? — O obscurantismo oficial condena o inglês, quer tirar a liberdade das universidades e mandar na cultura”. (26 de janeiro)

 

 

2) TENTÁCULOS DAS FARCS NO BRASIL.— Espiões da Abin gravaram representante da narcoguerrilha anunciando doação de 5 milhões de dólares para candidatos petistas na campanha de 2002 — PT : militantes serão expulsos se pegarem dinheiro das Farc (16 de março)

 

 

3) CORRUPÇÃO — Estamos perdendo a guerra contra essa praga — O PAVOR DA CPI — Delúbio Soares e Silvio Pereira, operadores do PT, não escapariam da investigação. (25 de maio) 

 

 

4) CORRUPÇÃO — AMAZÔNIA À VENDA — Petistas presos aceitavam a propina de madereiras que devastavam a floresta. (8 de junho)

 

 

5) QUEM MAIS — Com uma CPI instalada a outra a caminho, a pergunta agora é qual será o rosto do próximo escândalo. (15 de junho)

 

 

6) ....ERA VIDRO E SE QUEBROU — A história de uma tragédia política (21 de setembrro)

 

 

7) UM FANTASMA ASSOMBRA O PT. (19 de outubro)

 

 

8) OS DÓLARES DE CUBA PARA A CAMPANHA DE LULA (2 de novembro)

 

 

 

 

 

Os autores ressaltam que, em pelo menos duas reportagens, a própria revista admite que não tem provas para sustentar suas afirmações. “A apuração (...) só não encontrou indícios suficientemente sólidos de que os 5 milhões de dólares tenham realmente saído das Farcs e chegado aos cofres do PT”, ressalva a revista na segunda reportagem da série citada pelo PT, que trata sobre o suposto fornecimento de dinheiro da guerrilha colombiana para a campanha eleitoral do partido.

 

 

 

 

 

Em relação a outra denúncia semelhante, a de contribuição em dinheiro do governo cubano à campanha de Lula, o PT diz que a revista pratica “ato de temeridade jornalística ao afirmar que “é lícito supor que o dinheiro que chegou ao caixa dois do PT deve ter saído apenas de dois lugares que, no fundo, constituem num só : os cofres do governo cubano ou os cofres do único partido político legalmente organizado, o Partido Comunista Cubano”.

 

 

 

 

 

O PT acusa a revista de “conduta nitidamente abusiva, pela reiteração de ofensas, desproporção ofensiva das capas com os fatos reais, utilização de associação de imagens depreciativas e sequencialidade da prática”. Diante disso, pede que Veja seja “condenada ao pagamento de reparação a lesão causada ao nome e imagem do partido-Autor, de forma proporcional ao dano”. E pede que o juiz determine a quantia a ser paga.

 é diretor de redação da revista Consultor Jurídico

Revista Consultor Jurídico, 8 de novembro de 2005, 16h47

Comentários de leitores

12 comentários

Que bom a existência do direito de contraditóri...

Matos (Contabilista)

Que bom a existência do direito de contraditório. Todavia cada vez mais na tentativa de negar a existências dos fatos(corrupções)em seu governo, LULA tem - e ainda bem! - mais dificuldades na explicação de como , logo o seu governo, se envolveu em tantas confusões. O mais interessanta: Será que LULA não sabia, não sabe e não saberá? Que bom termos uma VEJA! pelo menos nós eleitores saberemos.

É justamente por causa de atitudes sérias e ind...

Sampaio (Assessor Técnico)

É justamente por causa de atitudes sérias e independentes da revista VEJA, que cumpre com maestria o seu dever de informar a população sobre a sujeira que existente nos entornos poder (e nesse ParTido em especial), é que há vários anos sou assinante dessa publicação. Só espero que a Justiça dê a resposta que o ParTidozinho merece: UMA IMPROCEDÊNCIA TOTAL DO PEDIDO, para que o mesmo também se torne capa de VEJA.

Está certa a Revista Veja? Estão certos os miss...

vivaldo (Advogado Sócio de Escritório - Trabalhista)

Está certa a Revista Veja? Estão certos os missivistas que estão contra as reportagens? Acompanho diariamente a TV Senado, pelo que tenho ouvido e visto, principalemnet nos depoimenstos , com o devido respeito; com toda a sincridade, vou falar a VERDADE9Palavars sempere inciais dos depoentes): Está certa a revista Veja. Pode ser que não possa provar de forma robusta, mas que o PT é uma podridão, não resta a menor dúvida.

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 16/11/2005.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.